João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 31.81ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1707
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Como saber quantos BTUs deve ter o ar-condicionado da sua casa
28/03/2023 / 15:23
Compartilhe:

Você sabe como é medida a potência de um ar-condicionado? É importante entender como calcular os BTUs do seu ar-condicionado para ter ambientes bem refrigerados, na medida certa, garantindo mais conforto em qualquer local da sua casa. Depois de entender sobre a potência, você pode buscar por opções de ar-condicionado LG e outras marcas conhecidas no segmento. 

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos te explicar o que é BTU, como calcular e por que é tão importante fazer esse cálculo para ter ambientes confortáveis. Com toda certeza, nossas dicas serão cruciais para te ajudar a escolher um novo ar-condicionado para comprar. 

O que são BTUs? 

A sigla BTU significa “British Thermal Unit”, que traduzindo para o português significa “Unidade Térmica Britânica”. O BTU é a medida que determina a potência de refrigeração de um ar-condicionado. O valor em BTUs indica a potência de refrigeração do aparelho. 

No mercado, existem aparelhos de ar-condicionado que variam entre 7.500 BUTs e 60.000 mil BTUs, sendo modelos voltados tanto para uso residencial quanto comercial. Com opções variadas, saber calcular o BTU é essencial para comprar um ar-condicionado que garanta conforto e atenda às suas necessidades, com um preço que caiba no bolso. 

Como calcular os BTUs necessários para refrigerar a casa? 

Num cálculo base, a estimativa é de que sejam necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado do ambiente. Então, para o cálculo básico da potência necessária do ar-condicionado da sua casa, basta pegar o tamanho do ambiente em metros quadrados e multiplicar por 600 ou 800 BTUs. 

Num cálculo simples, podemos dizer que um ambiente de 10 m² demanda um ar-condicionado entre 6 mil e 8 BTUs. Essa é uma forma simples de ter uma ideia de qual deve ser a potência do ar-condicionado para o seu quarto ou sala de estar. 

Além desse cálculo base, também é recomendado somar 600 BTUs para cada pessoa que frequenta o ambiente, 600 BTUs para cada aparelho que gera calor presente no ambiente e 800 BTUs para ambientes que estejam expostos à luz do sol. 

Com isso, se a sua casa possui quatro moradores, você deve somar 2.400 BTUs ao seu cálculo. Se possui eletrônicos e eletrodomésticos no ambiente, faça a conta de quantos aparelhos e multiplique por 600. Caso queira um ar-condicionado para uma sala de estar ou quarto que recebe bastante luz do sol, adicione mais 800 BTUs à conta. 

Como podemos perceber, o cálculo base dos BTUs é simples, mas há diversas variáveis. Então, é importante analisar! Pense em todas as suas necessidades, inclua tudo na conta e chegue ao valor final de BTUs do seu ar-condicionado ideal. 

Por que é importante comprar um ar-condicionado com capacidade de BTU certa para o ambiente? 

Saber calcular BTUs é importante para que o ar-condicionado escolhido tenha capacidade de gerar conforto ao ambiente. Um ar-condicionado com pouca capacidade não dará vazão, gerando uma sensação de calor, mesmo com o uso do aparelho. Da mesma forma, um ar-condicionado com potência maior do que a necessária, pode gerar desconforto por gelar demais o ambiente. 

Além da questão do conforto, há também a questão da manutenção e do desgaste do aparelho. O desgaste excessivo do equipamento acaba aumentando os custos de limpeza e manutenção. Dessa forma, se você compra um ar-condicionado que não lhe atende, provavelmente terá um custo muito maior com o aparelho. 

Por último, mas não menos importante: o preço! Se você quer economizar na compra de um ar-condicionado, fazer o cálculo de BTUs é muito importante. Isso te permite ter uma ideia dos principais modelos que lhe atendem e comparar preços e recursos. 

Com as nossas dicas, você terá tudo o que precisa para comprar o seu próximo ar-condicionado e passar um verão com muito mais conforto na sua casa. Siga as nossas dicas, considere todas as variáveis do cálculo e compre o melhor ar-condicionado para você e sua família.