João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.82ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1006
Peso 0.0058
Yuan 0.7063
Como se tornar um corretor de imóveis?
01/10/2022 / 20:18
Compartilhe:

Um mercado que está sempre em alta é o de imóveis, o tempo todo pessoas falam sobre oportunidade de compra se de vendas de alugar e muitas outras coisas que podem ser feitas com tais investimentos.

Sabendo que as casas e móveis são alguns dos melhores investimentos e oportunidades do país, é normal desenvolver uma grande vontade de trabalhar com este mercado,  seja atuando como um comprador de imóveis, um vendedor, uma pessoa que compra para alugar ou até mesmo como um corretor.

De fato, ser corretor de imóveis é uma ótima oportunidade de carreira e engrandecimento pessoal, mas isso não significa que o caminho seja simples, é necessário muita dedicação para se tornar um corretor de imóveis, conseguir todas as licenças de atuação  e ainda mais dedicação para ser um bom profissional.

Sendo assim, se você deseja se tornar um corretor de imóveis veio ao lugar correto,  pois neste artigo tem tudo que você precisa  saber para se tornar um corretor de imóveis e ainda mais, uma vez que,  há também as melhores dicas e estratégias que todos os melhores profissionais utilizam em suas carreiras.

A primeira coisa que você precisa saber sobre esta carreira, é que ela é extremamente desafiadora, porém,  também é famosa por gerar muitas recompensas aos profissionais que se dedicam e são extremamente resilientes na hora de exercer sua profissão.

Uma vez que trabalhar com as vendas de um imóvel contém diversas variáveis que  faz com que o profissional tenha um jogo de cintura muito acima do normal,  mas a chave para o sucesso é justamente essa,  a venda dos imóveis que com apenas um já é gerada uma grande comissão.

Com isso os fatores dedicação e recompensa são muito benéficos para as pessoas que se dedicam à profissional.

Mas não pense que é só isso, é preciso estar o tempo todo atento às mudanças do mercado uma vez que a competitividade é muito presente aqueles que não estão se atualizando como deveriam com toda certeza em pouco tempo perderam completamente os seus clientes.

Diversas novas possibilidades e tecnologias entrando no mercado,  por isso está atualizado em seus meios de vendas, prospecção e Imóveis é mais do que necessário,  sendo preciso também entender sobre SQF Coin, tokenização de imóveis.

O primeiro passo para se tornar um corretor

Antes de mais nada, é necessário compreender quais são as funções, as obrigações e capacidades inerentes da profissão de corretor de imóveis.

De forma bem resumida, o corretor é aquele profissional que atua na intermediação de compra, venda e aluguel de imóveis, orientando ambos lados, comprador e vendedor.

Para exercer a função, é necessário pouquíssimos pré-requisitos qualquer brasileiro está apto a retirar o certificado de corretor de imóveis contanto que siga as seguintes especificações:

  • Ser maior de idade;
  • Possuir ensino médio completo;
  • Fazer o curso técnico em transações imobiliárias;
  • Estágio na área;
  • Possuir cadastro no CRECI.

Por mais que muitas das vezes não pareça, a profissão de corretor de imóveis é um autônomo, ou seja com isso surgem diversos benefícios e outros desafios como por exemplo, você será o seu próprio chefe fazendo a sua jornada de trabalho mas com isso a sua remuneração dependerá exclusivamente de ti e suas habilidades de vendas.

Curso para se tornar um corretor de imóveis

Agora que você já conhece as especificidades e os requisitos para se tornar um corretor de imóveis, precisamos falar sobre os cursos e formações que o profissional pode optar por recebê-los.

O curso em questão é o técnico em transações imobiliárias que leva este nome o tempo todo, porém ele pode possuir diversas mudanças a depender da instituição da modalidade e do seu local.

Sua duração pode ir de um semestre a até dois semestres e meio,  ficando a cargo da instituição, da escolha dos alunos pelo estágio e da quantidade de horas práticas.

Podendo também ser EAD, presencial, ao vivo ou gravado. Também é preciso ressaltar que a qualidade do ensino, a grade curricular e a carga horária impactam diretamente na qualidade do profissional.

CRECI

Cada estado possui um CRECI,  sendo responsável pelos profissionais e subordinado ao Conselho Federal ( COFECI).

Sendo da alçada dos órgãos estaduais regularizar, regulamentar e treinar os profissionais de sua região seja com técnicas de venda, suporte e apoio jurídico, desenvolvimento de habilidades e muito mais.

É o órgão estadual que determina as condições e as habilidades que são necessárias para que se exerça a profissão, sendo crime de contravenção penal exercer a profissão de agente imobiliário ou corretor de imóveis sem que tenha a formação e registro no mesmo.

Além da formação o Creci também exige as seguintes informações para realizar o cadastro:

  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Reservista;
  • Pagamento das taxas de ingresso.

Vale lembrar que, cabe ao CRECI fomentar a profissão e punir aqueles que não se encaixam dentro das diretrizes e padrões de corretores de imóveis.