João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 28.63ºC
IBOVESPA 129465.41
Euro 5.9959
Dólar 5.4875
Peso 0.0059
Yuan 0.7556
Como será o futuro sem cookies no Marketing Digital?
05/08/2022 / 11:24
Compartilhe:

Durante muito tempo, os cookies foram utilizados para ajudar nas estratégias de várias empresas na Internet, garantindo que elas tivessem resultados melhores em suas ações. No entanto, esse elemento de grande auxílio está com os dias contados.

Muitas pessoas não sabem, mas os cookies se tratam de arquivos de texto que ficam responsáveis por guardar informações da navegação em um determinado endereço no meio digital.

Esses pequenos arquivos ficam armazenados no dispositivo usado pelo usuário, como os celulares, computadores ou notebooks, sendo utilizados apenas na navegação. 

É válido ressaltar que eles não prejudicam o equipamento de nenhuma forma, principalmente em termos de desempenho.

Os cookies funcionam armazenando informações de usabilidade na página, de modo que ao acessar novamente um endereço na web, o usuário não precise inserir as mesmas informações sempre.

Ao entrar em um site de telefonias em nuvem, por exemplo, o usuário pode armazenar a informação da sua senha ou mesmo preencher os campos de um formulário automaticamente, graças aos cookies.

No entanto, os cookies estão com os dias contados. Para entender melhor o impacto que isso pode causar, basta seguir com a leitura deste artigo.

Benefícios e malefícios a longo prazo

Com o fim dos cookies, muitas das empresas que utilizam esse recurso terão que se adaptar. De fato, essa notícia traz vários impactos para as companhias, pois elas precisam encontrar novos meios de otimizar os seus processos.

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, há benefícios no futuro sem cookies. Alguns dos principais que podem ser mencionados são:

  • Privacidade do usuário;
  • Transparência no processamento de dados;
  • Evitar a venda de dados de usuários;
  • Fim da sensação de ações monitoradas na Internet.

Ao acessar um site de vendas de sistemas de cameras, era muito comum que os usuários inserissem seus dados, de modo a otimizar a sua usabilidade naquela página.

Mas, há vários pontos envolvidos nesse processo, como os mencionados anteriormente. Isso trouxe a necessidade de mudança e de eliminação dos cookies. Além dos benefícios que essa decisão causou, há também alguns malefícios no futuro sem cookies.

A personalização da experiência do usuário na Internet será mais difícil, além de que a diminuição de dados faz com que as empresas tenham mais dificuldade nas ações de publicidade. Tudo isso impacta todas as partes envolvidas.

Ao levar em consideração que os cookies têm funcionalidades importantes para o marketing digital, como a segmentação de público e a idealização de campanhas de publicidade mais eficientes, graças ao acesso a informações sobre os usuários.

As principais ações de marketing digital que utilizam cookies são o remarketing e o retargeting, nas quais um usuário que viu anúncios de assistências técnicas Samsung, permitindo que as companhias tivessem mais resultados na reexibição dos seus anúncios.

Por isso, um dos maiores desafios será, justamente, encontrar soluções que possam substituir os cookies, de maneira que todas as partes envolvidas voltem a ter uma experiência mais completa na Internet.

Possíveis ferramentas alternativas aos cookies

Muitas das grandes companhias digitais estão em busca de ferramentas que supram a falta que os cookies farão. Uma das alternativas encontradas é a coleta de dados diretamente com o usuário, por meio de formulários no site ou redes sociais.

Há também novas tecnologias sendo desenvolvidas, como é o caso do FLoC, Federated Learning of Cohorts. Ele funciona incluindo pessoas em grupos grandes com hábitos de uso em comum, sendo que no grupo são mostrados anúncios com base nesses grupos.

De qualquer forma, seja uma empresa que presta serviços de serviço digitalização de documentos ou um e-commerce na Internet, é fundamental que as empresas se adaptem o quanto antes, diminuindo os impactos do fim dos cookies para o seu negócio on-line.

Considerações finais

Os cookies fizeram parte de vários sites na Internet, com o simples intuito de coletar dados que pudessem melhorar a navegação dos usuários, mas também garantindo que eles fossem ferramentas importantes para empresas de diferentes segmentos.

A decisão sobre tirar cookies das páginas vai de encontro à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que promove a proteção e o direito à segurança dos dados pessoais. Nesse sentido, deixar de utilizar os cookies será um processo relativamente demorado.

Por isso, não importa em qual segmento de atuação uma determinada companhia atua. Deixar de lado os cookies e investir em novas ferramentas é parte do processo, devendo ser cumprida para atender à lei e para oferecer maior segurança aos usuários da página.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.