João Pessoa 25.56ºC
Campina Grande 20.78ºC
Patos 28.01ºC
IBOVESPA 123779.54
Euro 5.5937
Dólar 5.1534
Peso 0.0058
Yuan 0.7113
Como trabalhar com tecnologia ganhando em dólar?
09/02/2024 / 10:45
Compartilhe:

Com o dólar valorizado, encontrar um emprego com remuneração na moeda americana é um sonho para muitos profissionais. E quando a oportunidade é no setor de tecnologia – conhecido por ser bem aquecido e oferecer altos salários – o sonho fica ainda maior.

Para aqueles que trilham uma carreira em inteligência artificial, essa é uma possibilidade em plena expansão. Isso porque a demanda por profissionais qualificados em IA está cada vez maior – e não faltam oportunidades em startups ou empresas globais (que pagam em dólar e oferecem modelo de trabalho flexível) para estes profissionais.

Para ter ideia, as oportunidades de trabalho em IA mais que triplicaram no Brasil entre 2022 e 2023, segundo o Relatório de Tendências Globais de Talentos, realizado pelo LinkedIn. Em números mundiais, o estudo revela que as vagas nesse setor cresceram 17% mais rápido em comparação com posições que não envolvem a tecnologia.

No entanto, para estar preparado para competir pelas melhores posições nesse setor – especialmente em outro país –, é preciso se destacar. Veja, em quatro passos simples, o que é preciso para conquistar sua vaga em IA no exterior.

Quatro passos simples para conquistar uma vaga no exterior

1. Pesquisa e planejamento

Tudo começa pelo planejamento. Pesquise sobre o país de destino e as oportunidades disponíveis na sua área de atuação. Sites de emprego e plataformas como o LinkedIn são ótimas para isso. Fique de olho nas principais demandas dessas empresas, nos requisitos mais frequentemente exigidos e nas habilidades mais requisitadas pelos recrutadores. Planeje-se também para poder trabalhar legalmente no país: faça um planejamento financeiro, pesquise sobre o custo de vida e estabeleça metas realistas para sua mudança.

2. Atualize seu currículo

Após a pesquisa inicial, você já deve saber o que essas empresas estão buscando. Assim, é hora de atualizar ou adaptar o seu currículo profissional para o mercado internacional. Destaque as habilidades, experiências e conquistas que demonstrem sua capacidade em adaptar-se a um ambiente multicultural. Certifique-se que seu currículo está formatado de acordo com os padrões locais e inclua referências profissionais internacionais, se possível.

3. Invista na sua rede de contatos

Construa uma rede de contatos (tanto online quanto offline). Participe de eventos, conferências e workshops relacionados à inteligência artificial, e use plataformas de networking profissional para se conectar com profissionais do exterior.

4. Prepare-se para entrevistas e processos seletivos

Esteja preparado para processos seletivos internacionais. Pratique entrevistas em inglês ou no idioma do país de destino, pesquise sobre a cultura corporativa e os padrões de comportamento profissional. Demonstre flexibilidade, adaptabilidade e interesse genuíno pela oportunidade (especialmente nas posições para trabalhar com IA). Se possível, também esteja aberto a realizar entrevistas por vídeo ou telefone, caso seja necessário.

 

Revista Exame