João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.52ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4658
Dólar 5.0722
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Como uniformizar o tom das axilas e evitar alergias
18/01/2023 / 10:59
Compartilhe:

Confira dicas para evitar o escurecimento da região e conheça os tratamentos possíveis para deixá-las no mesmo tom

A batalha contra as axilas escuras é uma velha conhecida de muitas pessoas. Mas você sabia que esse tipo de problema não é tão difícil de ser resolvido?

Abaixo, explicamos melhor o que causa a axila escura, quais são os hábitos do dia a dia que ajudam a evitar o problema (desde a escolha dos melhores desodorantes e roupas) até possíveis tratamentos para se livrar das manchas na região.

Por que as axilas ficam escuras?

Diversos são os motivos que deixam as axilas com tons mais escuros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, toda vez que a pele sofre algum tipo de agressão, o tecido reage com um processo inflamatório que deixa a região mais escura.

A axila passa por diversas microlesões diariamente, como o próprio atrito natural da pele da região. O escurecimento da região, porém, tende a piorar com a depilação com lâminas, os casos de foliculite (formação de bolinhas em casos de pelos encravados), além do uso de produtos inadequados, como desodorantes com grandes concentrações de álcool e alumínio e demais processos alérgicos.

Como prevenir o escurecimento das axilas?

Para evitar o escurecimento das axilas, o ideal é sempre estar atento aos cuidados locais. A seguir, listamos algumas práticas que evitam alergias na pele e ajudam a uniformizar o tom da região.

Evite desodorante com álcool

Na hora de escolher um produto para a pele, como cremes, loções e desodorantes, é muito importante verificar quais são as substâncias de sua composição. 

No caso dos desodorantes, é importante evitar aqueles com álcool na formulação, uma vez que essa substância colabora para a formação de irritações e, consequentemente, inflamações e alergias que levam ao surgimento de manchas.

Seque a axila corretamente após o banho

Não é de hoje que circulam orientações sobre a importância de secar corretamente a pele após o banho. Isso porque a prática ajuda a evitar a proliferação de fungos, bactérias e demais microrganismos causadores de doenças, como as micoses.

As axilas não ficam de fora dessa orientação. E mais: trata-se de uma região para se ter atenção redobrada para a secagem correta no pós-banho, por ser um local de dobra e mais suscetível ao acúmulo de bactérias e fungos que causam irritação, mau cheiro e manchas.

Evite o uso de lâminas nas axilas

Como dito anteriormente, alguns métodos de depilação geram processos inflamatórios nas axilas pelo atrito dos materiais com a pele. Um deles é a lâmina de cortar pelos. O ideal é evitá-las, dando preferência a outras formas de se livrar do pelo indesejado, como o laser.

Evite roupas apertadas

Algumas mudanças comportamentais também ajudam a prevenir o escurecimento das axilas. Uma delas é evitar o uso, em excesso, de blusas muito apertadas.

Isso porque o atrito do tecido da roupa com a pele das axilas pode colaborar com o processo inflamatório da região e aumentar a mancha. Além disso, roupas mais apertadas prejudicam a respiração da pele e a sua transpiração. Vale lembrar que o suor também contribui para a proliferação de bactérias e fungos na região, logo, aumentam as manchas escuras.

Por isso, o ideal é optar por roupas mais leves e largas e usar as mais apertadas em situações excepcionais.

Axilas escuras: é possível clarear?

Com o avanço da tecnologia no setor dermatológico, é possível se livrar das axilas escuras com procedimentos bem simples e pouco agressivos. Entre eles se destacam o peeling, clareamentos a base de antibióticos e anti-inflamatórios, laser, esfoliação, entre outros.