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Como WordPress influência no marketing digital
28/09/2022 / 10:27
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A produção de conteúdo vem crescendo de forma exponencial com o avanço da internet, dessa forma, meios de divulgar esse conteúdo tem sido cada vez mais explorado devido a influência que isso tem sobre o público.

Essa produção de conteúdo foi muito utilizada pelo marketing digital para montar estratégias de alcance que focam em desenvolver um público-alvo adequado, nutrir essas pessoas com conteúdo sobre a marca, capturar interessados, convertê-los em clientes e fidelizá-los.

Os conteúdos desenvolvidos dentro das estratégias de marketing digital podem ser feitos em diversas plataformas, como as redes sociais, sites institucionais, blogs de conteúdo e muito mais.

E é aí que o WordPress se encaixa, pois por meio de sua facilidade de criar sites com rapidez, permite que qualquer pessoa desenvolva páginas para divulgar seu serviço de valet terceirizado ou criar um blog para divulgar conteúdos sobre a área de uma empresa.

Portanto, o WordPress se tornou um ótimo aliado nas estratégias de marketing digital, possibilitando diversas oportunidades para empresas de grande, médio e pequeno porte.

O que é WordPress?

O WordPress se trata de um sistema para gerenciar conteúdo (CMS),  permitindo criar um sites ou blogs do zero. 

É uma plataforma gratuita e de código aberto usada por milhões de pessoas em todo o mundo e apoiada por uma grande comunidade de desenvolvedores.

O WordPress é uma plataforma muito versátil e pode ser usada para uma grande variedade de sites e aplicativos. É fácil de usar e tem muitos recursos, tornando-o uma boa escolha para pessoas que são novas no desenvolvimento de sites.

Ele se torna uma escolha bem viável para empresas restauração de fachadas que desejam expandir sua abrangência para o digital e captar mais clientes.

Existem centenas de temas disponíveis e muitos também são gratuitos. Assim, cada um poderá encontrar seu estilo, seu universo e escolher um tema que se adapte perfeitamente à sua atividade.

E além de encontrar um template original entre centenas disponíveis, também é possível customizar o template, por exemplo, alterando cores, fontes ou plugins.

Os plugins do WordPress também chegam às centenas, com novas adições muito regulares, o que ajuda a criar layouts únicos para cada negócio.

É, portanto, uma forma muito econômica de criar um site de serviços de plotagem, podendo contar com um resultado ao mesmo tempo personalizado e profissional.

Por que usar o WordPress?

O WordPress é extremamente fácil de usar, pode ser configurado muito rapidamente e sua ergonomia é particularmente intuitiva. O gerenciamento de páginas, temas, links, mídias e plugins é feito de forma muito fluida e simplificada.

As possibilidades são diversas e seus benefícios também trazem opções muito úteis para vários negócios, algumas vantagens são:

  • Facilidade na criação de sites profissionais;
  • Possibilidade de utilizar templates gratuitos com visual agradável;
  • Design intuitivo para gerenciamento de conteúdos e produtos;
  • Suporte sempre ativo para resolução de problemas;
  • Customização através de plugins;
  • Mais otimizações nos mecanismos de busca.

Não é necessário ter noções em linguagem html ou na criação de sites, nem ter um dom especial para processamento de dados ou design gráfico.

A interface simplesmente convida o usuário a adicionar textos, imagens, menus e outros gadgets com apenas alguns cliques.

Ele classifica o conteúdo em seções, subseções e facilita o gerenciamento dos direitos de diferentes usuários.

Além disso, o WordPress tornou-se uma referência mundial para a criação de sites, por isso, é muito fácil encontrar fóruns de ajuda e suporte.

Como o WordPress é utilizado no marketing digital?

Ao utilizar o WordPress de forma correta, uma empresa de limpeza de ambiente comercial pode alavancar muito os resultados de algumas estratégias de marketing digital.

As principais funções do WordPress no marketing digital pode ser listada em alguns pontos importantes, mas que não se limitam a:

  • Gerar mais oportunidades de conversão;
  • Atrair tráfego orgânico qualificado;
  • Obter informações relevantes sobre os leads;
  • Criar uma base sólida de dados para remarketing;
  • Auxiliar no relacionamento eficaz com o cliente;
  • Possibilidade de automação.

Essas formas de integrar o WordPress no uso das estratégias consiste em estruturar um site responsivo e com planejamento para adaptar os recursos disponíveis às necessidades da empresa e assim, obter resultados positivos.

Hoje em dia possuir um site é crucial para qualquer empresa que deseja se manter relevante e competitiva no mercado. 

Isso porque, empresas que, por exemplo, realizam serviços de higienização de colchões hotelaria, precisam sempre captar novos clientes.

Portanto, usar a criação de sites do WordPress possibilita que um negócio seja encontrado mais facilmente, suas campanhas possam direcionar usuários para o site e assim metrificar o sucesso das estratégias implementadas.

Interface responsiva

Com o rápido aumento do uso de celulares e tablets para navegação na internet, os sites que não se adaptarem a ela perderão muito tráfego e eficiência.

Este é um ponto positivo para o WordPress, que não inclui elementos flash, que são difíceis de ler em tablets e smartphones. Ele usa “jquery” que facilita as interações, mas também a operação em dispositivos móveis.

Cada vez mais temas WordPress, mesmo gratuitos, também integram tecnologia totalmente responsiva, ou seja, perfeitamente adequada a todos os tipos de receptores: computadores, smartphones e tablets.

O design responsivo na verdade permite uma exibição e ergonomia diferentes dependendo do tamanho da tela usada. Portanto, não desanime nenhum usuário e facilite a navegação no site.

Carregamento rápido

Um site é como um cartão de visita digital, é uma maneira de mostrar o que seu negócio faz e quem é sua empresa no mundo online, portanto, se o site for lento, não causará uma boa impressão.

Para tornar o site mais rápido, é possível implementar alguns plugins que ajudam a otimizar o carregamento das páginas.

Outra alternativa é otimizar suas imagens, elas geralmente são os maiores arquivos em um site, portanto, garantir que sejam o menor possível sem sacrificar a qualidade pode fazer uma grande diferença.

Landing pages completas para captar leads

Ao gerar tráfego para um site de endereço fiscal para ecommerce, é uma tarefa muito importante, mas não adianta muito se não converter os visitantes em leads.

Portanto, o uso dos formulários de contato no WordPress ajudam muito na captura de pessoas interessadas em adquirir um serviço.

Por meio de uma página de contato ou uma página de vendas única, as chamadas Landing Pages, são essenciais.

Além disso existem outras formas de integrar o WordPress à estratégias de marketing digital devido a sua flexibilidade e maleabilidade para integrar plugin e ferramentas com recursos que se adequam às mais diversas necessidades do usuário.

Principais estratégias no marketing digital

O marketing digital cresceu a passos largos nos últimos anos e novas estratégias são criadas a todo momento devido ao comportamento dos usuários estarem sempre mudando e com os sites e páginas web não foi diferente.

Essa mudança de estratégias e necessidade de se adaptar rapidamente tornou o WordPress a ferramenta mais utilizada quando o assunto é criação de sites. Dessa forma, algumas estratégias se adaptam melhor a ele do que outras.

1. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes. Ele permite que uma empresa alcance um grande público com sua mensagem e promova seu produto ou serviço.

Utilizar o WordPress com formulários como foi dito anteriormente, é uma ótima forma de captar e-mails de usuários interessados para então alimentar sua lista de e-mail marketing e nutrir esses leads com conteúdo, ofertas e outras formas de chamar sua atenção.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo permite que se conecte com clientes potenciais e atuais por meio de plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn e até blogs feitos no WordPress.

Por facilitar a integração com diversas redes sociais, o WordPress é ideal para difundir conteúdo sobre diversos assuntos, desde bacon defumado caseiro, até serviços de tecnologia. Use a imaginação e adapte sua estratégia de conteúdo.

3. Otimização de mecanismos de pesquisa

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma estratégia de marketing digital que ajuda seu site a ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa como Google e Bing.

Os ranks mais altos aumentam a oportunidade de obter tráfego orgânico para um site. Dessa forma, construir um website ou landing page no WordPress precisa de um SEO feito estrategicamente.

Assim, uma empresa que trabalha com gesso pode construir páginas com palavras-chave com alto índice de pesquisa online relacionada ao seu serviço.

Isso fará com que pessoas que procuram por rebaixamento drywall sala, por exemplo, cheguem até seu site e possivelmente façam negócio.

4. Tráfego pago

O tráfego pago ou publicidade pay-per-click (PPC) é uma estratégia de marketing digital que permite colocar anúncios que são exibidos nos motores de busca e outros sites, também podem ser feitos nas redes sociais.

Quando um cliente em potencial clica em um anúncio, uma taxa é paga. Essa pode ser uma maneira eficaz de atingir um público-alvo mais segmentado.

O WordPress é ótimo para criar páginas de vendas responsivas e que podem ser adaptadas para diversos tipos de campanhas de tráfego pago, o que o torna uma escolha muito atrativa quando o assunto é vender produtos e serviços.

Considerações finais

Utilizar o WordPress pode ser uma maneira muito viável de poupar tempo e trabalho ao criar um site que atende a maioria das necessidades de um negócio.

Com ele, é possível começar a usufruir das vantagens de diversas estratégias do marketing digital para ter resultados positivos em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.