João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.33ºC
IBOVESPA 124485.6
Euro 5.5348
Dólar 5.1616
Peso 0.0059
Yuan 0.7131
Concerto junino homenageia Sivuca e arrecada doações para o Hospital Laureano nesta quinta (24)
21/06/2021 / 12:48
Compartilhe:

Na noite da próxima quinta-feira (24), dia de São João, a Camerata Parahyba exibe o concerto junino online “São João de todos os sons”, que presta homenagem ao multi instrumentista, cantor e compositor paraibano, Mestre Sivuca. Durante o show, além de dançar forró, o público poderá realizar doações (via QR Code) para o Hospital Napoleão Laureano, unidade filantrópica referência no tratamento de câncer e doenças do sangue, na Paraíba.

A gravação do concerto aconteceu no sábado (19), no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, e a exibição será no canal da Camerata Parahyba no Youtube, às 19h30 do dia 24.

O especial conta com as participações de Glória Gadelha – cantora e compositora que foi esposa de Sivuca e, ao lado do artista, desenvolveu um vasto trabalho – e de Izabella Raiane, sanfoneira, cantora e compositora paraibana.

Segundo o coordenador artístico da apresentação, André Sousa, a preparação e organização do concerto acontece há cerca de dois meses. “Vamos tocar música de São Joao, música do nosso povo, música da nossa terra”, conta.

Camerata Parahyba

A orquestra foi fundada no início de 2020 e tem o objetivo de fomentar a música de concerto no estado. O grupo, composto por músicos com experiências internacionais, conta com um repertório versátil, que vai do erudito ao popular.

A Camerata é regida pelo Instituto Cultural Paraíba, cuja missão é desenvolver ações culturais voltadas para valorização da música, dança, teatro e artes plásticas.

O paraibano de Itabaiana é o homenageado do concerto “São João de todos os sons”, realizado pela Camerata Parahyba – Foto: Divulgação/Governo do Estado

Mestre Sivuca

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana (PB) e se notabilizou pela execução da sanfona e pela capacidade de dominar vários outros instrumentos. Sivuca, também compositor, contribuiu para o enriquecimento da música brasileira e recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.

Em 1964, Sivuca se mudou para Nova York, onde assumiu a direção musical das gravações da cantora africana Miriam Makeba.

Excursionou pelo mundo e gravou na Suécia e no Japão. Retornando aos EUA criou músicas para filmes e realizou projetos com músicos como Hermeto Pascoal e Paul Simon, entre outros.

Sivuca foi casado com a compositora Glória Gadelha, com quem desenvolveu diversas obras, com destaque para o forró “Feira de Mangaio”. Outras parcerias bem-sucedidas incluem “João e Maria”, com Chico Buarque e “No Tempo dos Quintais” e “Cabelo de Milho”, ambas com Paulo Tapajós.

O mestre morreu aos 76 anos, após lutar contra um câncer na laringe.