João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 29.21ºC
IBOVESPA 134960.19
Euro 6.0989
Dólar 5.483
Peso 0.0057
Yuan 0.7741
Concurso da Polícia Federal para agente administrativo tem teste físico? Entenda
18/09/2024 / 09:45
Compartilhe:

O concurso da Polícia Federal para o cargo de agente administrativo já está autorizado, de acordo com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos. No entanto, ainda é necessário a publicação do aval de forma oficial no Diário Oficial da União.

E os candidatos que aguardam a seleção para a carreira de agente administrativo, provavelmente já se perguntaram se haverá teste físico. Essa dúvida é comum, especialmente quando se considera que muitos concursos da área de Segurança Pública exigem uma avaliação física.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Mas para começar é importante deixar claro que o cargo de agente administrativo da Polícia Federal, diferentemente dos cargos operacionais como agente, escrivão e delegado, NÃO exige teste físico no processo de seleção.

Isso porque, o foco da função está nas atividades de suporte administrativo, como a organização de documentos, controle de processos, e gestão interna.

Desta forma, o concurso para agente administrativo é composto por provas objetivas, que avaliam os conhecimentos teóricos dos candidatos.

Como foi o último concurso da Polícia Federal agente administrativo?

Na última seleção para a área administrativa da Polícia Federal, realizada em 2014, todos os candidatos passaram por uma prova objetiva, enquanto apenas os concorrentes aos cargos de nível superior enfrentaram uma prova discursiva. A seleção reuniu 324.497 inscritos.

As provas para o cargo de agente administrativo, a carreira mais concorrida, abordaram uma série de disciplinas, divididas entre conhecimentos básicos e específicos.

Os conhecimentos básicos, que somavam 50 questões, incluíram:

Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Raciocínio Lógico;
Atualidades;
Noções de Direito Administrativo; e
Noções de Direito Constitucional.

Já os conhecimentos específicos, com 70 questões, focaram em:

Noções de Administração Pública;
Noções de Administração Financeira e Orçamentária;
Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações;
Noções de Arquivologia;
Noções de Administração de Recursos Materiais; e
Legislação Aplicada à Polícia Federal.

*Com informações da Folha Dirigida