João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.76ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1268
Dólar 5.5038
Peso 0.0057
Yuan 0.7759
Concurso da Polícia Penal da Paraíba terá edital apenas em 2025, afirma governador
21/08/2024 / 16:22
Compartilhe:
Polícia Penal da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo, voltou a confirmar que um novo concurso da Polícia Penal da Paraíba será realizado. No entanto, a seleção deve ficar para o próximo ano.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da TV Correio, o governador avaliou a sua gestão e comentou acerca da realização de novos concursos, sobretudo o da Polícia Penal.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Segundo ele, já estão sendo conduzidas as obras de construção do novo Complexo Penitenciário de Gurinhém, município do interior da Paraíba. As novas vagas serão para suprir a demanda dessa unidade prisional.

“Estaremos terminando no início do próximo ano o novo presídio. Então, haverá necessidade de, no próximo ano, fazer um novo concurso para complementar o quadro de policiais penais”, disse.

Embora o governador não tenha citado a oferta de vagas, o atual secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, informou recentemente que serão oferecidas 500 oportunidades, inicialmente.

O Sindicato dos Policiais Penais (SINDPP-PB), por sua vez, informa que a seleção deverá ofertar mil vagas e que o presidente da categoria já encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba o texto de atualização do plano de cargos e carreiras.

A expectativa é que o requisito de ingresso para a carreira se mantenha como nível superior, sem limite de idade para participar da seleção.

Atualmente, segundo dados do governo estadual, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32. A final da carreira, os ganhos podem chegar a R$7.985,90.

O governador João Azevêdo também confirmou a realização de outros concursos, como para o magistério, cuja previsão é de 2 mil vagas para novos professores.

Além disso, ele ainda disse que há previsão de concursos para as áreas de Engenharia, Arquitetura, Arqueologia e Museologia, cujo objetivo é o de atender demandas específicas do estado para melhorar a qualidade do serviço público.

Novo concurso da Polícia Penal da Paraíba está autorizado

O próprio governador João Azevêdo, em abril, anunciou que o novo concurso da Polícia Penal da Paraíba estava autorizado, mas não citou o quantitativo de vagas que seria ofertado.

O aval foi citado durante o programa “Conversa com o Governador”, da Rádio Tabajara.

Segundo o governador, os preparativos para este concurso estão sendo conduzidos junto à Secretaria de Administração.

Após autorizar o novo concurso da Polícia Penal da Paraíba, Azevêdo chegou a dizer que a pasta iniciaria a preparação do edital ainda este ano.

“Vamos precisar de mais profissionais para atuar no local. Nós já vamos iniciar o processo de elaboração do edital e logo, logo vamos divulgar o número de vagas e a data de realização do concurso”, afirma.

Último concurso Polícia Penal da Paraíba foi há 16 anos

Realizado em 2008, o último concurso da Polícia Penal da Paraíba já tem mais de 15 anos e, portanto, o reforço é visto como urgente para renovar o quadro do Sistema Penitenciário da Paraíba com mais efetivo.

“Estamos precisando. O último concurso foi em 2008, é bastante tempo. Então foi em boa hora que o governador autorizou este concurso, temos que reconhecer”, disse o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves.

O último edital foi divulgado com a antiga nomenclatura de agente de segurança penitenciária, tendo a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora.

A seleção foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades. Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.

A prova objetiva do concurso Polícia Penal 2008 exigiu conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Estadual nº 5.022/1988, Decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 1/CECP/07).

*Com informações da Folha Dirigida