O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar mais de 209 mil candidatos para o Censo Demográfico 2022. As portarias de autorização para a realização do concurso foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (03/12) pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.. Ao todo serão 209.024 vagas, divididas em três editais que ainda serão publicados, de acordo com a instituição. Haverá vagas em todos os municípios do país.
O certame organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai selecionar 5.500 Agentes Censitários Municipais (ACM) temporários; 183.100 Recenseadores e 18.420 Agentes Censitários Supervisores (ACS). Na seleção feita pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), serão contratados 1.781 Agentes Censitários de Administração e Informática (ACAI) e 31 Coordenadores Censitários de Área (CCA). Já as provas aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) vão convocar 180 Agentes Censitários de Pesquisa por Telefone (ACT) e 12 Supervisores censitários de pesquisas e codificação.
Os detalhes e datas das provas e os valores das taxas de inscrição ainda não foram divulgados. Tudo será publicado no edital, que ainda não tem data confirmada para vir à público. As informações serão divulgadas nos canais oficiais do IBGE, como o site do instituto. No concurso anterior, que foi cancelado, os valores foram de R$ 25,77 para recenseador e de R$ 39,49 para ACM e ACS.
Mesmo quem se inscreveu no concurso anterior, precisa realizar nova inscrição e pagar a taxa. O Censo Demográfico visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todas as cidades do país, a partir de junho do próximo ano.