A Prefeitura de Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, decretou nesta quarta-feira (21) estado de emergência por 180 dias nas áreas de risco afetadas pelas fortes de chuvas. O objetivo da medida é acelerar a liberação de recursos estaduais e federais para obras emergenciais.
Cerca de 33 famílias foram retiradas das áreas de riscos e levadas para receber atendimentos em locais adequados. Além disso, elas terão direito ao Programa de Aluguel Emergencial.
No último sábado (17), um trecho da falésia da praia de Carapibus desabou por conta das chuvas que atingiram a região. De acordo a Secretaria de Meio Ambiente, o deslizamento foi provocado por fatores como a falta de drenagem adequada, o grande volume de chuvas e o avanço do mar, que comprometeram a estabilidade das rochas.
A gestão municipal entrou com um requerimento para solicitar recursos ao Governo Federal para a construção de um muro de contenção e a aquisição de 2.000 metros de lona, que serão instaladas assim que as condições do solo permitirem.