João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 28.47ºC
IBOVESPA 136511.88
Euro 6.35728
Dólar 5.6435
Peso 0.00501902
Yuan 0.78075812
Conexões verdadeiras e representatividade feminina na construção civil: mães Brascon são homenageadas pela construtora
10/05/2025 / 18:47
Compartilhe:

Conciliar a maternidade com as responsabilidades de ser CEO de uma construtora que há 40 anos é sinônimo de inovação e credibilidade em João Pessoa. Este ano Carina Ramalho, diretora técnica, administrativa e financeira da Brascon teve seu primeiro filho. O ano de 2025, o primeiro sendo também mãe de Davi, promete ser desafiador, mas também repleto de realizações. “Foi um sonho esperado há muito tempo e viverei essa experiência intensamente! A gestação me ensinou ainda mais sobre a importância de confiar no meu time, estruturar processos e garantir que tudo funcione bem, independente da minha presença. Sei que será desafiadora essa nova fase para mim enquanto mulher e mãe, equilibrar a carreira e a maternidade, mas acredito muito no aprendizado e sei que vou crescer como pessoa e profissional”, destaca a empresária.

Seja no canteiro de obras, nos escritórios ou nas posições estratégicas, as colaboradoras da empresa têm um papel fundamental na consolidação de uma cultura de igualdade e crescimento sustentável na Brascon. A presença feminina ativa não apenas contribui para a evolução da empresa, mas também inspira mudanças profundas em toda a cadeia do setor que, embora ainda seja majoritariamente masculino, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 20 anos, houve um aumento de 120% no número de mulheres atuando na construção civil. Algo já percebido também no mercado paraibano.

“Vejo uma mudança no cenário e empresas como a Brascon têm um papel fundamental nesse processo. Valorizamos a diversidade e o talento acima de qualquer rótulo e isso reflete nas nossas políticas públicas internas. Temos mulheres ocupando cargos estratégicos, não apenas em áreas administrativas, mas também na engenharia, gestão de obras e outros setores técnicos. A força do trabalho feminino na Brascon agrega muito à empresa e isso reflete nos nossos produtos, com abordagens mais inovadoras e colaborativas. A maternidade faz parte desse contexto e buscamos criar um ambiente onde as mulheres possam crescer profissionalmente sem precisar escolher entre carreira e família”, reiterou Carina.

A gestora comercial de vendas Rayanna Lara Alcântara Lins, integrante do time Brascon, também se tornou mãe este ano. Sinônimo de competência e liderança em sua área de atuação, Rayanna se prepara para conciliar sua vida profissional com as alegrias e desafios de ser mãe de Rubi, esperada com muito amor e ansiedade. A colaboradora é exemplo de como a empresa além de oferecer oportunidades a quem se destaca profissionalmente, também consegue criar um bom ambiente para as mulheres que vivenciam os desafios de conciliar a maternidade com a vida profissional.

“Viver a minha primeira gestação enquanto colaboradora da Brascon tem sido uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, muito gratificante. Trabalhar em um ambiente dinâmico exigiu de mim ainda mais organização, planejamento e resiliência. Os desafios foram muitos, desde as adaptações físicas e emocionais da gestação até a necessidade de manter a performance profissional, que exige energia, estratégia e presença constante no mercado. Tenho contado com o apoio da equipe e da empresa desde o começo, o que fez toda a diferença para que eu pudesse seguir entregando resultados e, ao mesmo tempo, me preparando para a chegada da minha filha. Quero continuar evoluindo na minha carreira, conseguir entregar o que a empresa planeja e precisa e, ao mesmo tempo, estar presente na vida da minha filha”, contou a colaboradora

Construindo sonhos – Com 40 anos de excelência e atuação no mercado de João Pessoa, a Brascon já entregou mais de 30 empreendimentos. No site da Brascon é possível conferir os novos empreendimentos, entre eles está o Maison du Parc, localizado no bairro do Bessa, em frente ao Parque Parahyba I, com apartamentos que variam de 78 até 138m², mais de 20 áreas de lazer e previsão de entrega para janeiro de 2027. Larissa Lucena é filha de Elza Lucena e, foi pensando no conforto de sua mãe que ela investiu no empreendimento.

“Não tenho filhos e vou morar em João Pessoa com minha melhor amiga e parceira de todas as aventuras. Somos de Campina Grande e há algum tempo eu queria mudar pra João Pessoa e ela começou a querer também. Se eu fosse morar só, escolheria um local menor, mas ela não se sentiria bem, pois sempre moramos em casa grande. Começamos a olhar edifícios em construção e outros na planta, quando chegou para mim uma propaganda do Maison. Já pelas fotos eu me apaixonei e, quando mostrei a ela, pela primeira vez percebi seus olhinhos brilharem! Logo marcamos uma visita ao stand no local do edifício. Foi paixão à primeira vista, pois o tamanho do apartamento que escolhemos era ideal, tanto para a gente, quanto para receber a minha irmã e sobrinha, além das opções de lazer e um fator importante também foi a localização excelente, perto da praia”, destacou.

A CEO, diretora comercial, marketing e customer success da construtora, Marcella Ramalho, que também concilia suas atividades com a missão de ser mãe de Pedro, compartilhou um pouco sobre como a maternidade colabora com os desafios da sua rotina de trabalho. “Estamos constantemente construindo os sonhos de outras pessoas, de famílias e a construção de uma família começa justamente na maternidade e no sonho de um lar. Ser mãe me tornou uma pessoa e uma profissional melhor, porque busco diariamente equilibrar esses dois papéis. Em cada projeto, em cada empreendimento entregue, do papel à execução final da obra, o nosso time se dedica para entregar algo incrível, porque sabemos que genuinamente participamos da história dessas famílias. Essa é, sem dúvidas, uma das partes mais gratificantes do nosso trabalho”, destacou.