João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.14ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
Confira as exposições abertas ao público na Estação Cabo Branco, no Altiplano
12/02/2024 / 07:17
Compartilhe:

Três exposições estão abertas ao público na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.

‘Artesãos do Alto’ é a novidade do mês de janeiro, ao lado das mostras ‘Quatro Elementos’ e ‘⁠Norte a Sul’, abertas à visitação desde dezembro. Pessoenses e turistas podem visitar as exposições de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h (exceto feriado). A entrada é gratuita.

A exposição ‘Artesãos do Alto’ conta com uma série de peças produzidas de maneira sustentável, artesanal e criativa por 10 artesãos.  As peças são produzidas com materiais descartáveis, principalmente da indústria têxtil. A curadora é Amanda Costa. Segundo a organização do espaço na Estação Cabo Branco, os visitantes terão contato com os artesãos e suas peças no espaço expositivo por 30 dias.

A história desses artesões se inicia em 20 de maio de 2016 no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da prefeitura de João Pessoa, no bairro Alto do Mateus. Na época, a fundadora do grupo, a artesã Lenilda Alves reuniu artesãos com objetivo de resgatar, valorizar e divulgar o artesanato local. Os objetos já foram expostos no bairro de origem, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), Hotel Globo e Paço Municipal, no Centro Histórico da capital, além da Estação Cabo Branco, Estação das Artes e Celeiro, localizados no bairro Altiplano, entre outros locais.

Já as exposições ‘Norte a Sul’ e ‘Quatro Elementos’ estão na Estação Cabo Branco desde o ano passado. Foram lançadas no dia 15 de dezembro e ficarão expostas até o mês de março deste ano. As amostras encerraram 2023 com 2.344 visitações registradas. De acordo com a programação, a exposição ‘Artesãos do Alto” fica exposta na Estação até o dia 3 de março. Já a ‘Quadro Elementos’ até 10 de março e ‘Norte e Sul’ até 24 de março.

A exposição ‘Norte e Sul’, assinada pelo artista Alysson André Borges de Araújo, retrata as paisagens do litoral paraibano de norte a sul, ressaltando as belezas das praias. A exposição conta com 15 telas em óleo sobre telas sob a curadoria geral de Amanda Costa e texto curatorial de Fernando Leite.

A exposição ‘Quatro Elementos’ – assinada pela artista Joana D’arc dos Santos, retrata as cores e texturas dos elementos da natureza, passeando pelos elementos fogo, terra, água e ar. A exposição conta com 16 obras no tamanho 45cm x 65cm em Fine Art e uma instalação que retrata a fusão dos quatro elementos, sob a curadoria geral e texto curatorial de Amanda Costa.

Além dessas três exposições, os visitantes podem apreciar na Estação Cabo Branco as mostras permanentes do local, que são: ‘Obra Vida’ (Eulâmpio Neto), as obras de Abelardo da Hora, ‘O Mar de Grisi’ (Luciano Grisi) e ‘No Reinado do Sol’ (Flávio Tavares), na qual a tela retrata parte da história da cidade de João Pessoa.