Na contramão do Brasil, ao menos 15 países já começaram a vacinar crianças contra covid-19, entre eles Estados Unidos, China, Alemanha, França, Argentina, Chile e Israel.
Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado, na última semana, a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, o governo federal tem resistido a iniciar a imunização. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, uma decisão deve ser tomada em janeiro. Entidades médicas e especialistas criticam a lentidão.
Veja abaixo a lista de países que já iniciaram a vacinação de crianças contra a covid-19, de acordo com levantamento feito pelo g1:
- Argentina: crianças de 3 a 11 anos já podem ser vacinadas com o imunizante da Sinopharm, que não está disponível no Brasil (o imunizante é aplicado em duas doses e feito de vírus inativado, assim como a CoronaVac).
- Canadá: aprovou a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer em novembro e começou a aplicar a vacina no final do mesmo mês.
- China: aprovou o uso da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos em 8 de junho.
- Chile: começou a vacinar crianças entre 6 e 12 anos com a CoronaVac em 14 de setembro.
- Estados Unidos: vacinam crianças de 5 a 11 anos desde 3 de novembro.
- Israel: crianças de 5 a 11 anos desde 23 de novembro.
- Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria, Itália e outros países europeus: imunizam crianças de 5 a 11 anos desde 15 de dezembro.
- Portugal: iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no sábado (18).
- França: iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos nesta quarta (22).