A cerimônia foi realizada no último domingo (25) e teve seu formato adaptado à pandemia, entretanto possibilitou a indicação de filmes que não tiveram passagens pelas salas de cinema tradicionais.
As músicas indicadas iniciaram a premiação com o tradicional pré-show, enquanto as celebridades passavam pelo red carpet e aguardavam a cerimônia, que teve direção do cineasta Steven Soderbergh.
O destaque da noite foi o longa Nomadland, da cineasta chinesa Chloe Zhao, que levou três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz para Frances McDormand. A chinesa é a segunda mulher a vencer na categoria.
O filme retrata a trajetória da americana Fern, interpretada pela Frances McDormand, que fica sem casa e vira “nômade” depois que o lugar no qual ela morava deixa de existir. A fábrica de gesso que fornecia quase todos os seus empregos faliu e arrastou a cidade junto.
“Que jornada louca fizemos juntos. Ultimamente tenho pensado muito em como sigo em frente diante das adversidades. Esse prêmio é pra quem tem a fé a coragem de olhar pra si mesmo e pros outros com bondade. Esse troféu é pra vocês, vocês me inspiram”, disse Zhao em seu discurso de agradecimento.
Outra surpresa da noite foi a vitória de Anthony Hopkins como Melhor Ator, por sua atuação em Meu Pai. O grande favorito para a categoria era Chadwick Boseman por A Voz Suprema do Blues, última atuação da carreira.
A animação Soul, da Pixar, levou duas estatuetas. Além de Melhor Animação, o filme, que conta a história de um homem que, após morrer, se descobre dividido entre a antiga vida na Terra e um universo paralelo de almas, arrasou na disputa por Melhor Trilha Sonora.
A Netflix foi a plataforma de streaming que mais se destacou. Venceu 7 estatuetas, entre elas a de Melhor Documentário, por “Professor Polvo”, Melhor Penteado e Maquiagem e Melhor Figurino (“A Voz Suprema do Blues”), Melhor Curta de Animação, (“If Anything Happens, I Love You”) e Melhor Curta-metragem em Live Action (“Two distant strangers”).
Veja a lista completa abaixo:
Melhor filme
Nomadland
Melhor atriz
Frances McDormand – Nomadland
Melhor ator
Anthony Hopkins – Meu Pai
Melhor direção
Chloé Zhao – Nomadland
Melhor atriz coadjuvante
Youn Yuh-jung – Minari
Melhor ator coadjuvante
Daniel Kaluuya – Judas e o messias negro
Melhor filme internacional
Druk – Mais uma rodada (Dinamarca)
Melhor roteiro adaptado
Meu Pai
Melhor roteiro original
Bela vingança
Melhor animação
Soul
Melhor curta de animação
If anything happens I love you
Melhor curta-metragem em live action
Two distant strangers
Melhor documentário
Professor Polvo
Melhor documentário de curta-metragem
Colette
Melhor som
O som do silêncio
Canção original
Fight for you – Judas e o messias negro (compositora HER)
Maquiagem e cabelo
A voz suprema do blues
Efeitos visuais
Tenet
Melhor fotografia
Mank
Melhor edição
O som do silêncio
Melhor design de produção
Mank