Um conceito muitas vezes pode revolucionar uma realidade, seja mudando perspectivas ou até mesmo mostrando novos caminhos. Nas atividades cotidianas, continuamente precisamos conhecer diferentes trajetos, isto é, trocar conhecimentos, compartilhar experiências e opiniões para entender diversas situações.
No campo da assistência social não é diferente. O diálogo entre profissionais fornece elementos para qualificar as ações cotidianas e contribui para a efetivação de direitos socioassistenciais do usuário.
Todavia, para articular o campo da teoria em direção à prática, é preciso de “pontes” que fomentem o debate sadio e o compartilhamento do saber, tendo por base a realidade de execução das ações socioassistenciais em seus diferentes contextos e territórios. É o que propõe a 27ª edição do Congresso Internacional de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, de forma online.
Com o tema “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”, a edição deste ano contará com palestras e painéis que fomentam a importância do conhecimento e da articulação entre as organizações da sociedade civil relacionados à execução da Política Nacional de Assistência Social no país e sobre a Proteção Social no mundo.
Além disso, o encontro dará acesso à práticas e experiências das entidades de assistência social e promoverá debate com especialistas sobre o assunto.
Em sua atuação socioassistencial, a LBV possui o diferencial de conduzir suas atividades sob os pilares do ecumenismo, isto é, no respeito irrestrito a todas as criaturas para que elas alcancem uma situação de plena cidadania. A instituição acredita que, quando a comunicação da rede socioassistencial é efetiva, o usuário e sua família são impactados positivamente. Como explica o educador Paiva Netto, presidente da entidade: “Assistência social é, acima de tudo, amor”.
O evento é gratuito e direcionado para profissionais da assistência social e de programas de direitos humanos, estudantes, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, comunidade acadêmica e interessados. A inscrição pode ser feita através deste link. Àqueles que desejarem certificação, haverá uma taxa simbólica como contribuição.
Tema: “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”
Data e horário: 30 e 31 de agosto, às 19h30