João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.89ºC
IBOVESPA 127218.24
Euro 5.8586
Dólar 5.4159
Peso 0.0059
Yuan 0.7443
Conheça a cúrcuma e todas as suas propriedades medicinais
02/02/2023 / 14:21
Compartilhe:

A cúrcuma é uma planta herbácea que tem sido usada há milhares de anos na medicina indiana e na culinária asiática. Ela é conhecida por sua cor laranja vibrante e por seus potentes benefícios medicinais. Neste artigo, iremos te mostrar todo o potencial dessa planta e explorar todos os seus benefícios e formas de consumir. Confira!

Conhecendo as características da cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae, com o nome científico Curcuma longa, originária do sudeste da Ásia. É uma planta herbácea perene, com caule subterrâneo, chamado de rizoma, que contém o corante curcumina, responsável pela cor amarela típica da planta.

A cúrcuma é usada para dar cor ao curry e é reproduzida vegetativamente através dos rizomas quando eles estão brotando, a fim de aumentar a eficiência da produção.

Cúrcuma e açafrão verdadeiro

Cúrcuma e açafrão verdadeiro são duas plantas diferentes, mas são frequentemente confundidas devido à sua similaridade. Embora ambas sejam usadas como temperos e corantes, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Como dito anteriormente, a cúrcuma é uma planta pertencente à família Zingiberaceae, a mesma família do gengibre. Ela é cultivada principalmente na Índia, Indonésia e Tailândia e é usada para dar cor e sabor a muitas receitas culinárias. O principal composto ativo da cúrcuma é a curcumina, um composto anti-inflamatório e antioxidantes.

Por outro lado, o açafrão verdadeiro, também conhecido como Crocus sativus, é uma planta pertencente à família Iridaceae. Ele é usado como corante e é obtido a partir da flor da planta, enquanto a cúrcuma é obtida a partir do caule. O açafrão verdadeiro é um ingrediente extremamente caro, com preços que podem chegar a cerca de 70 mil reais por quilo.

Descobrindo as propriedades da cúrcuma

A cúrcuma é uma planta medicinal que contém compostos valiosos, como o óleo essencial e a curcumina, responsável pela cor característica. A cúrcuma é amplamente utilizada na medicina tradicional asiática para tratar problemas hepáticos e digestivos.

Estudos recentes também sugerem que a curcumina tem propriedades anti-câncer, anti-envelhecimento, anti-Parkinson e anti-Alzheimer. Além disso, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Benefícios da cúrcuma

Saiba que há diversos benefícios da cúrcuma, mas confira os principais:

  •     Melhora o metabolismo do açúcar no sangue e reduz potencialmente os efeitos da diabete no corpo;
  •     Alivia dores nas articulações e freia a liberação de citocinas pró-inflamatórias;
  •     Melhora a digestão, com efeito protetor do estômago e redução de riscos de úlcera péptica e gástrica;
  •     Combate doenças cardíacas, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos;
  •     Controla a obesidade, inibindo a via inflamatória envolvida no processo e regulando a gordura corporal;
  •     É antifúngica, pode potencializar tratamentos com remédios fúngicos;
  •     Protege contra asma, prevenindo ou modulando inflamações e estresse oxidativo nos pulmões;
  •     Alivia inflamações na pele, e pode ser usada como inibidora do câncer causado por raios ultravioletas.

Além desses benefícios, a cúrcuma ainda é usada por muitos atletas em suas receitas pós-treino, visto que, ela acelera a recuperação e diminui o estresse oxidativo nos músculos.

Explorando as formas de consumir a cúrcuma

Além de ser utilizada como tempero na culinária, a cúrcuma também pode ser consumida de diversas formas, como na forma fresca, em pó, suplemento em cápsulas e chás, que, inclusive, são vendidos pela Nature Suplementos.

A cúrcuma fresca, ainda na forma de raiz, tem uma maior capacidade de absorção dos seus compostos benéficos. Ela pode ser adicionada ao final das refeições como tempero, ou utilizada na preparação de chás. Já o suplemento em cápsulas geralmente oferece doses médias de até 1000 mg de curcumina.

Em resumo, a cúrcuma é uma especiaria com muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de combater a inflamação, melhorar a saúde do cérebro e ajudar a prevenir doenças crônicas. Por isso, visite o site da Nature Suplementos e procure pela cúrcuma em cápsulas e tenha uma vida mais saudável!