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Conheça a importância de utilizar plataformas inteligentes para mensurar seus resultados!
18/08/2022 / 14:28
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Ter um acompanhamento dos resultados é um ponto muito importante dentro de um empreendimento, independentemente do seu nicho de atuação.

Como toda ação que é exercida em um empreendimento, acaba fazendo com que dados apareçam posteriormente, é essencial que estes números ou gráficos que forem sendo apresentados sejam coletados para análises.

Que, por sua vez, acabam sendo contribuintes na criação de novas estratégias, atenção prioritária para outras, e até mesmo, um nível de reformulação para aquelas que não estão funcionando do mesmo modo de quando foram iniciadas.

Como uma lavanderia industrial de uniformes observar que, um equipamento trazia operações mais rápidas que outros, e isso, fazia o consumidor se sentir satisfeito, trazendo resultados mais positivos para a empresa. 

A mensuração dos resultados de uma empresa pode vir tanto das estratégias de marketing que são elaboradas, dos canais de atendimento ao consumidor, e até mesmo, dados internos que visem melhorar a gestão do qual está sendo apresentada. 

Quando a política de acompanhar os dados do que fez se torna presente em um empreendimento, as chances de conseguir um bom destaque no mercado em meio a concorrência e os consumidores aumentam. 

Por isso, conhecer as importâncias e os benefícios, podem fazer com que os resultados que forem apresentados, façam uma grande diferença na empresa em relação ao mercado. 

Os motivos para monitorar os resultados de marketing

Mesmo que uma empresa tenha uma maior estabilidade dentro do mercado, a importância de ter um monitoramento nos resultados, especialmente no departamento de marketing, deve-se ao fato de que, oscilações podem ocorrer. 

Seja com o mercado em si, crises externas que podem gerar reflexão em um serviço de guincho intermunicipal ou os consumidores em relação a sua fidelidade e preferência sob uma marca. 

Ter um monitoramento pode fazer com que a empresa saiba como agir em determinadas situações, além de também, saber como se preparar para outras que podem vir a surgir, o que se torna algo difícil quando não se há um acompanhamento. 

Por isso, quando se está começando uma estratégia de marketing ou outro planejamento que irá ter resultados para serem avaliados, é importante possuir informações prévias ou objetivos que possam servir de parâmetro. 

De modo que os resultados que forem apresentados, possam demonstrar que houve um retorno sobre o investimento, seja na nova tecnologia ou nova técnica aplicada pela empresa em relação ao cliente do nicho de placa personalizada com logomarca

Os resultados permitem a criação de dados realistas, especialmente quando estes aparecem em grandes escalas nos indicadores e nas ferramentas de métricas, que podem até mesmo se interligar com outros para apresentar uma visão mais ampla. 

Outro motivo pelo qual as razões para se mensurar resultados são importantes, é que uma empresa pode usar os números que estão sendo gerados para ter um parâmetro com o que a concorrência está conquistando. 

Seja no número de vendas, conversões de leads ou as taxas dentro do mercado, com esses dados, é possível saber quais são as estratégias que devem ser feitas para que haja um destaque igualado ou superior. 

Esses números proporcionam também que o negócio saiba o quanto de investimento é necessário para que uma empresa de serviços de portaria possa investir em seus setores, bem como, o quanto que está sendo gasto e se está trazendo benefícios.  

Portanto, pode-se apontar que os motivos para que a mensuração dos resultados estão em torno de:

  • Verificação do andamento de investimento;
  • Conhecimento da concorrência;
  • Criação de estratégias;
  • Acompanhamento dos consumidores;
  • Prevenção para futuros empecilhos. 

As ferramentas que podem contribuir para que uma empresa de aluguel de espaço comercial na parada inglesa possa acompanhar os resultados, são no formato de plataformas que, em alguns casos, geram dados em tempo real. 

Ferramentas para mensurar resultados

Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com os planejamentos da empresa sobre os resultados apresentados, e em alguns casos, podem ocorrer até mesmo em tempo real. 

As ferramentas analíticas são uma das mais utilizadas dentro do mercado, e podem ajudar até mesmo pequenos empreendimentos de oficina suspensão automotiva para acompanhar os fluxos de um modo gratuito, dependendo de qual for selecionada. 

Podendo estar ligadas aos fluxos de navegação das páginas como blogs e sites da empresa, além das interações que os usuários virtuais podem fazer na página, as ferramentas analíticas podem proporcionar grandes descobertas ao serem usadas. 

Em alguns casos e dependendo do quanto ela abrange em uma página, o fluxo de compra de um produto ou serviço, bem como, outros dados que forem cedidos pelos usuários, auxiliam na criação de novas estratégias mais assertivas para o público-alvo. 

Uma outra ferramenta que pode ajudar são as métricas de Custo de Aquisição de Cliente, ou CAC. 

Este formato permite que seja descoberto o quanto é necessário ter de investimento e o que realizar para que o consumidor seja ativo na empresa. 

O investimento financeiro, desde os custos para se fazer conteúdos de divulgação, assinaturas de softwares caso haja necessidade e também, as comissões ou outras taxas, são incluídos e divididos pelo número de clientes fidelizados. 

Os resultados que forem apresentados, demonstram se a empresa está obtendo algum retorno com os gastos que estão sendo feitos para conquistar consumidores, e com isso, analisar se precisa de alguma remodelação ou deve ser mantido. 

Isso porque quanto menor o custo estiver sendo, melhor será ao negócio, proporcionando melhorias nos investimentos, bem como, a base para indicar que o caminho planejado está surtindo algum efeito. 

Ferramentas de taxas de conversão também podem ser boas na mensuração de resultados, especialmente, porque elas estão ligadas diretamente aos processos que ocorrem posteriormente às compras. 

Sendo usada principalmente em departamentos de marketing, as taxas de conversão podem ser medidas por ferramentas que realizam o cálculo do número de vendas multiplicado por 100, e dividido pelo número de visitas nas páginas da empresa. 

Por ser uma ferramenta prioritária do marketing de conteúdo digital, esses resultados quando se tem um acompanhamento, ajudam a determinar o número de visitantes que a página teve, podendo até se atrelar com as ferramentas que realizam essa medição. 

Com uma medição de conversão, é possível que uma empresa faxineira descubra quantos clientes atraiu e como está o funil de vendas ao ponto de que haja conversões no final do processo. 

Métricas e ferramentas para calcular a lealdade do consumidor também são bem-vindas dentro de uma empresa, e uma dessas ferramentas é o NPS (Net Promoter Score), ou Escala de Promoção da Rede.

Por meio desta métrica, o cliente pode avaliar o que o empreendimento solicitar em uma escala de 0 a 10, ou então de 0 a 5, sendo um parâmetro para mostrar a satisfação com o que o consumidor comprou ou então, seu atendimento.  

Com propósitos e focos diferentes, cabe à empresa escolher as ferramentas que mais combinam com suas metas para fazer com que os resultados obtidos sejam aqueles que se esperavam descobrir. 

Como desenvolver uma cultura de mensurar resultados?

Para que a prática de se analisar os resultados seja incorporada dentro de um empreendimento, é necessário que os objetivos dos quais foram estipulados sejam bem definidos. 

Essa transparência em metas e objetivos, acaba colaborando em um entusiasmo da equipe para alcançar os resultados, ao ponto de comemorar quando algum índice tem uma alteração melhorada em comparação aos resultados anteriores. 

Sendo esse comparativo, uma boa prática para fazer com que a cultura de acompanhar resultados seja inserida, portanto, quanto mais os dados forem compartilhados entre diferentes setores, maiores são as chances de aprimoramentos. 

Outro ponto que acaba contribuindo para desenvolver uma cultura de resultados, é a decisão dos próximos passos que serão dados para o crescimento do negócio com base no que foi obtido. 

Embora essas ações pareçam simples, as empresas que as praticam podem conseguir bons resultados ao longo do tempo e assim, um crescimento para o nome da marca, bem como, de seus produtos e serviços. 

Considerações finais 

A importância de se mensurar os resultados é algo importante para qualquer empreendimento, independentemente do ramo do qual está se atuando, podendo ser uma sinalização supermercado sobre sua atuação, ou o número de fidelizados de uma loja. 

Podendo ter diferentes resultados dependendo da ferramenta e das métricas utilizadas, esse acompanhamento permite que a empresa saiba como está o seu andamento dentro do mercado, bem como, o de seus concorrentes. 

Com os dados também é possível descobrir se o investimento que o empreendimento está fazendo em departamentos de marketing, estão gerando algum retorno, e com isso, ter a possibilidade de corrigi-los até mesmo em tempo real. 

Adquirir a prática de se observar os resultados faz com que, os dados que forem levantados, possam dar ao empreendimento, uma oportunidade para se solidificar dentro do mercado enquanto se destaca da concorrência e atrai consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.