João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.11ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.7471
Conheça a pousada em Bananeiras que acaba de ser incluída no Roteiro de Charme do Brasil
13/12/2022 / 09:43
Compartilhe:

Conceitual e encantadora

Distinguida dessa forma, a pousada Estação Bananeiras agora faz parte do Roteiro de Charme, uma associação que reúne 73 empreendimentos de hospedagem diferenciados e, como o próprio nome sugere, cheios de charme. Já são 30 anos de atuação da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, presente de Norte a Sul do Brasil, em 16 estados, 64 destinos turísticos e, agora, incluindo a cidade de Bananeiras, na Paraíba.

A Estação Bananeiras está a 140 km de João Pessoa, na cidade de mesmo nome e polo turístico e gastronômico da região do brejo paraibano, sendo a primeira pousada do estado a fazer parte do Roteiro de Charme. O clima ameno e a natureza fascinante da Serra da Borborema favorecem e atraem turistas de todo o país que querem associar qualidade, conforto, acervo histórico, preservação ambiental e compromisso social na escolha da hospedagem.

Nesse sentido, passar algumas noites na Pousada Estação Bananeiras é uma experiência para os cinco sentidos. A arquitetura salta aos olhos, pois foi projetada a partir de uma estação de trem de 1925 desativada, porém, cheia de histórias da próspera era cafeeira da região.

As 12 suítes que compõem a pousada fazem um contraponto à estação preservada; chama a atenção pela arquitetura moderna, os materiais utilizados, além do conforto interno: camas king size, ofurô, varanda com vista panorâmica para piscina e a tradicional rede tipicamente nordestina. Cada suíte homenageia as demais estações de trem que funcionaram no passado cafeeiro na Paraíba e traz elementos que harmonizam com o contexto histórico.

De acordo com o arquiteto Paulo Macedo, responsável pelo projeto do Alteza Condo Resort em Bananeiras, a região vive um momento de redescoberta por turistas e também por famílias que buscam descanso e qualidade de vida, associado à paisagens de montanhas com clima temperado. Na percepção de Paulo Macedo é importante destacar que o projeto arquitetônico da Pousada Estação Bananeira, assinado pelo colega Bruno Ferraz, traz em si um conceito de qualidade e beleza, imprimindo um diferencial de excelência a ser seguido. Com isso, segundo Macedo, ganham não só o trade turístico da região, mas também cultural, gastronômico e, em última análise, o desenvolvimento local com impactos positivos para a população local, população flutuante e visitantes.

Clima ameno e a natureza fascinante da Serra da Borborema favorecem e atraem turistas de todo o país que querem associar qualidade, conforto, acervo histórico, preservação ambiental e compromisso social na escolha da hospedagem

Olfato e paladar

Para além do cheiro de mato e natureza suntuosa de Bananeiras, olfato e paladar dos hóspedes da Estação Bananeiras também são estimulados com as criações exclusivas do Chef Marcílio Cavalcante, valorizando ingredientes típicos do brejo paraibano e surpreendendo os visitantes.

Mas experiências sensoriais nesse tipo de pousada vão além de um banho de imersão em uma ofurô ou um banho de sol à beira da piscina rodeada de histórias. Outras sensações – aventura, adrenalina, contemplação, integração com a natureza entre tantas outras – podem ser exploradas na região de Bananeiras.

Glauco Morais, CEO da Plano 83, consultoria imobiliária que está à frente dos mais diferenciados empreendimentos na região, ressalta que Bananeiras é uma experiência a ser vivida na sua plenitude diante do trinômio paisagens, clima e patrimônio histórico. Segundo ele, a vocação para o turismo da cidade é muito clara, mas Bananeiras vem se firmando também como refúgio para aqueles que buscam um local especial para reunir família e amigos ou simplesmente para o descanso e a convivência íntima.

Por fim, para não faltar um dos cinco sentidos, conhecer a região de Bananeiras, além de ser uma experiência incrível, vai proporcionar também muitas histórias para contar. Aproveite!!