João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 33.69ºC
IBOVESPA 131668.32
Euro 6.1449
Dólar 5.6634
Peso 0.0058
Yuan 0.7955
Conheça a terapia que utiliza estímulos sensoriais
18/08/2023 / 14:23
Compartilhe:

A ciência está sempre passando por um processo de evolução, e a psicologia não fica atrás nesse sentido. Os profissionais dessa área descobrem todos os dias novas maneiras de ajudar seus pacientes a lidarem com traumas e questões extremamente íntimas. Quando você procura ajuda psicológica, existem muitas vertentes, como a psicanálise, a terapia Junguiana, o método Lacaniano, entre outros. No entanto, existem outros métodos que estão se tornando populares e ajudam especificamente pessoas que precisam lidar com algum tipo de trauma, é aí que entra o método EMDR.

 

Essa sigla pode parecer estranha, mas tem ajudado muitas pessoas a tratarem diversos tipos de transtorno, como a ansiedade e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Antes de explicar os benefícios do EMDR, vamos ao centro da questão: o que é método EMDR , como funciona e quais são as comprovações científicas. Confira abaixo.

O que é o método EMDR?

A terapia EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing), que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares, é um novo método terapêutico no qual o paciente se concentra em determinada memória traumática enquanto é feito um estímulo bilateral do cérebro. 

O método EMDR foi descoberto pela cientista Francine Shapiro no final da década de 1980, e foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar pacientes que estavam passando pelo Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

O método EMDR se baseia em uma ideia de que todos os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos são um resultado de memórias que não foram processadas adequadamente. Recentemente, novos estudos também apontaram resultados positivos em pacientes com outros tipos de transtornos, como ansiedade, luto, dependência química e depressão.

Esse método busca identificar o trauma do paciente e entender como ele está afetando a vida daquela pessoa. Quando o cérebro é estimulado a processar essas memórias traumáticas, o método ajuda o passado a ficar no passado, fazendo com que a lembrança daquele evento não cause nenhum mal-estar no paciente, o que acontecia antes do reprocessamento dessas memórias.

Como funciona o método EMDR

Podemos dizer que esse método auxilia o cérebro a digerir determinada experiência traumática através de estímulos bilaterais que podem ser tanto visuais quanto auditivos ou táteis, como ouvir sons bilaterais usando fones de ouvido ou receber leves toques alternados nos joelhos e nas mãos. Quando ativados, esses estímulos promovem a comunicação entre o hemisfério cerebral esquerdo e o hemisfério cerebral direito. 

Quando uma lembrança é muito intensa e associada a eventos ruins, o cérebro pode apresentar dificuldades em processar aquilo que está acontecendo, fazendo com que pensamentos e sensações sobre aquilo fiquem congelados. É aí que o método EMDR entra. O terapeuta aplica determinados estímulos que conduzem o paciente, ajudando-o a se lembrar de determinada experiência traumática, guiando o cérebro para que ele possa reprocessar e deixar no passado. 

Comprovação científica do método EMDR

É importante ressaltar que o método EMDR tem seus benefícios cientificamente comprovados por meio de exames de imagem cerebral, além da sua validação empírica no campo da psicologia. Com o avanço da tecnologia, é possível ver os resultados em imagens que conseguem investigar a fundo o cérebro humano. Essas técnicas avançadas permitem que os terapeutas consigam visualizar o impacto que um trauma pode ter no cérebro de uma pessoa, podendo, assim, aplicar o método EMDR para que ele funcione com muito mais eficiência em todos os pacientes. 

Vale ressaltar que o método EMDR é apenas um dos muitos existentes dentro da psicologia. Você deve procurar o que mais se encaixa no seu tipo de transtorno, mas é importante sempre estar aberto a novas terapias — elas podem acabar surpreendendo e te deixando muito mais leve consigo mesmo. Tratar traumas é extremamente importante para que você possa viver com mais tranquilidade e encarar o passado sem desencadear nenhum outro problema.