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Conheça as métricas de uma estratégia assertiva de Marketing Digital
16/08/2022 / 14:12
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As métricas são elementos muito importantes para as estratégias de marketing digital, mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que não conhecem sua real importância. Só que medi-las é tão necessário quanto executá-las corretamente.

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, os negócios que conseguem se destacar são aqueles com capacidade para se reinventar. Você aplica tanto aos processos internos quanto às estratégias de marketing digital.

Mas, para fazer isso do jeito certo, é fundamental elaborar boas estratégias, ter um bom planejamento, elaborar metas bem definidas e acompanhar continuamente as métricas realmente importantes.

No marketing digital, é por meio delas que a marca avalia melhor os resultados de suas ações, aponta os erros mais comuns e descobre qual o melhor caminho para trilhar.

Elas também são fontes de informação para compreender o histórico da organização e identificar qual é o impacto das decisões nos resultados. Qualquer gestor que queira otimizar seus investimentos, precisa compreender as métricas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar os principais benefícios das métricas, como defini-las no negócio, a diferença entre métricas sociais e métricas de negócio e quais são as técnicas fundamentais para aplicá-las.

Os benefícios das métricas

A maior preocupação da equipe de marketing é aumentar o tráfego e o engajamento, além de qualificar os leads e aumentar as vendas, mas tudo isso precisa ser feito sem interferir nos gastos da organização.

O melhor caminho para alcançar esse propósito é descobrir o que precisa ser melhorado e, com isso, chegar aos resultados almejados. As métricas possibilitam fazer tudo isso e, como resultado, melhoram o gerenciamento do negócio.

Elas definem onde a empresa quer chegar e ajudam a perceber se a corporação está no caminho certo. Elas também são importantes para definir as metas da equipe, desde que sejam claras e quantificáveis.

É assim que os profissionais de uma gráfica de cartão de visita eletricista vão buscar os mesmos objetivos. Eles conseguem avaliar a execução e, por meio das informações obtidas, descobrem se alcançaram as metas que estavam no planejamento.

Qualquer negócio que queira ter sucesso nos próximos passos, precisa medir o que está sendo feito agora. A empresa vai obter dados precisos, além de ter mais facilidade para encontrar falhas, identificar oportunidades e otimizar as estratégias.

Consequentemente, as tomadas de decisões também melhoram, algo que vai impactar não apenas o sucesso das ações, mas o orçamento para implementá-las.

Como definir as métricas

Para que seja possível mensurar o desempenho das estratégias, primeiro é necessário definir um propósito, depois disso, a marca será capaz de avaliar seu próprio progresso.

Um fabricante de máquina de café empresarial precisa fazer uma lista de métricas e qualificar a importância de cada uma delas para seus objetivos. É assim que ele vai identificar quais são indispensáveis e quais não são necessárias para a estratégia.

No caso de uma plataforma e-commerce, esses recursos ajudam a identificar os resultados relacionados à performance estratégica. Ao analisá-los, a marca terá acesso a dados, conseguirá traçar metas e poderá avaliar seu desempenho.

As métricas também dizem respeito à previsibilidade, uma vez que, com elas, é possível prever qual é o futuro da empresa, entender seu público e reduzir os custos. Consequentemente, as decisões serão bem estruturadas.

Para analisar a performance do conteúdo, existem métricas voltadas para os blogs. Devido à concorrência cada vez maior, o objetivo do consumidor é encontrar materiais de qualidade.

No entanto, seu comportamento muda constantemente, sendo necessário analisar as mudanças que acontecem. O blog surge como a melhor plataforma para construir um bom relacionamento com a audiência, mas os conteúdos precisam ser estratégicos.

Para saber se eles estão trazendo os resultados esperados, um fabricante de necessaire personalizada com logo deve mensurá-los.

Outra excelente ferramenta de divulgação são as redes sociais, e com o alcance oferecido por elas, é possível direcionar visitantes para a plataforma e captar leads.

Mas todo esse trabalho também depende da mensuração de resultados, e a companhia precisa saber diferenciar métricas de vaidade das métricas essenciais. Entre as métricas de vaidade, estão:

  • Visualizações;
  • Compartilhamentos;
  • Comentários;
  • Curtidas.

Embora essas informações sejam importantes, elas não devem servir como base para as decisões estratégicas, visto que nem sempre representam o sucesso de uma campanha.

Métricas sociais e métricas de negócio

Já se sabe que existem diversos fatores que podem ser avaliados, mas antes de escolher os indicadores com os quais vai trabalhar, é necessário ter bem claro o objetivo que pretende atingir.

É com base na definição do objetivo que o gestor vai seguir pelo caminho certo, sem correr riscos, além de trabalhar com estratégias e ferramentas eficientes. Existem dois tipos diferentes de métricas, sendo as sociais e as de negócio.

As redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas e são usadas por empresas de variados tipos, como uma loja de móveis para sala planejada grande.

Para as companhias, elas servem como um tipo de vitrine e trazem excelentes oportunidades para aumentar as vendas. Existem diferentes plataformas e o negócio não precisa estar presente em todas elas.

Na verdade, o sucesso dessa estratégia depende de estar exatamente onde a persona da marca também está. Isso ajuda na hora de produzir conteúdos de qualidade e estabelecer objetivos de acordo com o canal.

As métricas sociais servem para compreender se os objetivos da empresa estão sendo atingidos dentro das redes sociais.

Dentre as informações mais importantes para mensurar está o alcance, o nível de engajamento do público e número de seguidores.

Só que, independentemente da estratégia ou ação que a organização utilize, sempre haverá por trás o objetivo de vender, tanto na internet quanto nas lojas físicas.

As métricas de negócio podem representar os números que um escritório especializado em projeto arquitetônico de supermercado deseja perseguir é um realizar uma ação.

Dentre as métricas mais importantes estão o pedido de orçamento, ticket médio, o volume de vendas, número de compras recorrentes e clientes cancelados.

As métricas sociais e de negócios se complementam, e algumas podem ser mais relevantes do que outras, dependendo do objetivo que a organização pretende alcançar.

Técnicas fundamentais para aplicar

As redes sociais oferecem números e relatórios de desempenho gratuitamente, que podem ser usados pela marca para analisar o desempenho das ações realizadas dentro dessas plataformas.

Isso significa que é perfeitamente possível monitorar a atuação da companhia e extrair informações importantes. No entanto, é importante dizer que essas ferramentas possuem algumas limitações.

Por exemplo, não é possível baixar dados, limitar o período das informações e elas também não se integram com métricas analisadas por outras plataformas.

Para otimizar seus investimentos em marketing nas redes sociais, uma empresa de piso elevado residencial deve usar uma boa ferramenta de gestão de redes sociais.

Muitas delas oferecem relatórios que podem ser personalizados, de acordo com os interesses da corporação, e considerando aspectos que são mais importantes para a análise.

Em uma única plataforma, é possível ter acesso a dados de diferentes perfis, o que ajuda a ganhar tempo na hora de fazer o monitoramento.

Esses recursos também ajudam a gerenciar melhor os perfis nas redes sociais, por exemplo, por meio do agendamento de postagens, interação com os usuários, delegação de tarefas e criação de fluxos de atividades.

Para um fabricante de mesa para escritório plataforma 4 lugares, é a melhor forma de controlar sua atuação nesses canais e trazer mais praticidade em sua administração.

Porém, independentemente da ferramenta usada pelo negócio, é fundamental ter sempre em mente que a análise das métricas precisam estar relacionadas com os objetivos propostos.

Em outras palavras, você precisa dar atenção aos dados que mostram se os investimentos estão gerando alcance, assim como aumentando o engajamento e contribuindo para o aumento das conversões.

Se o objetivo da sua empresa for qualquer outro, da mesma forma, é necessário analisar as métricas compatíveis para atingir bons resultados e tomar decisões estratégicas.

Ademais, um fabricante de película predial precisa saber quais são as métricas mais importantes e planejar as estratégias, depois de definir os objetivos.

Essas são as melhores táticas para implementar os indicadores corretos e que realmente vão fazer a diferença para o sucesso do negócio.

Considerações finais

Um dos maiores diferenciais do marketing digital é a possibilidade de analisar os resultados para redirecionar as ações e valorizar ainda mais os investimentos feitos.

Para fazer isso, a marca pode contar com as métricas, voltadas para as mais variadas estratégias, como no caso das redes sociais. Ainda é possível saber qual é o resultado obtido por meio de outras ações, como no caso das métricas de negócio.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esses importantes indicadores e a diferença que eles podem fazer para o seu planejamento de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.