“Conselhão” da UFPB dá prazo de 10 dias para reitor apresentar defesa em processo que julga destituição
30/05/2023 / 09:33
Compartilhe:

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia e Liana Filgueira, terão um prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao “Conselhão” da instituição, diante da possibilidade de serem destituídos do cargo por supostas irregularidades durante a gestão.

O “Conselhão” é formado pelo Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador.

Nesta segunda feira (29.05), os grupos se reuniram para debater a destituição de Valdiney, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro após ser o menos votado da comunidade acadêmica para assumir a reitoria da universidade, em 2020.

Uma nova reunião está marcada para o dia 14 de junho, quando o reitor deverá estar presente para se defender.

A denúncia contra o reitor foi formulada pelo Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB. Ela compreende um dossiê com 35 páginas, dividido em cinco eixos:

1. Repressão e censura no ambiente acadêmico;

2. Perseguição a entidades e movimentos democráticos;

3. Precarização das condições estudantis e da comunidade que trabalha na UFPB;

4. Alinhamento ideológico com a extrema-direita e desrespeito à liberdade, à diferença e ao pluralismo;

5. Usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores