23.1 C
João Pessoa

Conselheiro aposentado Juarez Farias morre em João Pessoa e TCE-PB decreta luto de cinco dias

O conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Juarez Farias, faleceu na madrugada desta segunda-feira (8), em decorrência de complicações de um câncer diagnosticado em 2019. No próximo dia 23 ele completaria 88 anos. O TCE-PB decretou luto, no âmbito do Tribunal de Contas, por cinco dias, hasteando a bandeira da Corte a meio mastro.

O velório acontece a partir das 10h30, e o sepultamento às 16h30, no Cemitério Parque das Acácias. Por conta das restrições sanitárias atuais, o velório será limitado à presença de 10 pessoas.

Leia Também

Em nome de todos os conselheiros, técnicos e demais servidores do Tribunal da Paraíba, o atual presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, solidariza-se com os familiares e amigos do Conselheiro Juarez Farias desejando que a força Divina propicie o conforto e resignação diante de tão lamentável perda. “A Paraíba perde um dos homens públicos mais conceituados da Paraíba, respeitado em todo o País”, disse o presidente do TCE.

Antônio Juarez Farias era natural de Cabaceiras (PB), nascido em 23/03/1933, economista e advogado, acumulou larga experiência de gestão pública e privada, em âmbito estadual, regional e federal. Foi secretário de Planejamento da Paraíba (1966/1969), e exerceu funções de diretor do antigo Banco Nacional da Habitação, do Banco do Nordeste, da Sudene e da Eletrobrás.

Juarez Farias foi a primeira pessoa contratada pelo economista Celso Furtado para o projeto de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Foi vice-governador da Paraíba, com exercício do Governo por diversas vezes – julho 1970 / março 1971 – integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica.

Empossado em 30/07/1991 no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi eleito presidente da Corte para o biênio 1995/1996. Presidiu, depois, a 1ª Câmara, no período 1999/2000; e assumiu, em 2001/2002, a Corregedoria do TCE. Aposentou-se no cargo de conselheiro em 2003.

O conselheiro ainda foi professor das disciplinas ‘Teoria do Desenvolvimento’ e ‘Elaboração e Avaliação de Projetos’ na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (1965/1967). Escritor e historiador, em 2006 Juarez Farias foi eleito presidente da Academia Paraibana de Letras e, em 2008, foi reeleito para novo mandato de dois anos.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

BAND ELEIÇÕES: F5 Online transmite ao vivo primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba

Faltando menos de dois meses para as eleições 2022, os candidatos ao governo da Paraíba já devem estar preparados para defender as propostas de...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#