O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Consepe) discute nesta quarta-feira (16) o retorno presencial ou não das aulas no próximo dia 21 de fevereiro.
A retomada das atividades em sala de aula havia sido definida em novembro de 2021, quando foi votado o calendário acadêmico do atual semestre (2021.2). No último dia 2 de fevereiro, no entanto, a Reitoria da universidade informou que, em razão do aumento nos casos de Covid-19 na Paraíba, o Consepe iria se reunir novamente para avaliar a possibilidade de seguir com aulas remotas ou híbridas no primeiro mês de aulas, de 21 de fevereiro até 20 de março.
O comunicado fez alunos da instituição se organizarem em protesto contra o adiamento do retorno presencial, realizado no último dia 10. Estudantes afirmam que estão sendo prejudicados com a permanência das aulas virtuais e sentem falta do convívio pessoal com outros colegas. Muitos ainda relatam dificuldades de acesso à internet, equipamento e espaço digno para estudar.
O assunto tem provocado debates: De um lado há aqueles que defendem a volta presencial, já que diversos outros setores já retornaram. Do outro, os preocupados com a situação pandêmica e entusiastas do modelo híbrido/remoto defendem que a melhor decisão seria esperar mais um pouco.
E você, qual sua opinião? Nos deixe saber através da enquete abaixo! Em seguida, há uma relação sobre o retorno às aulas em 4 instituições públicas do estado – UFPB, UEPB, UFCG e IFPB.
[totalpoll id=”47744″]
Caso o Consepe decida pela manutenção do calendário aprovado em novembro, as aulas presenciais retornam no próximo dia 21 de fevereiro. O período 2021.2 se estenderá até o dia 25 de junho, término do semestre letivo.
As aulas do período letivo 2021.1 tiveram início no dia 22 de novembro de 2021, entraram em recesso no dia 27 de dezembro, com retorno no dia 2 de fevereiro e término programado para o dia 2 de abril. Elas estão acontecendo em formato remoto, com algumas atividades presenciais autorizadas, desde que asseguradas condições de segurança sanitária.
A matrícula em disciplinas para o período letivo 2021.2, bem como a data de início das aulas, serão definidas em edital a ser publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O retorno à modalidade presencial depende de deliberações do Conselho Universitário, orientado pelo Comitê de Gestão de Crise Covid-19.
O retorno das atividades presenciais estava marcado para esta segunda-feira (14), mas foi adiado para o dia 25 de abril, em meio a protestos realizados por estudantes. A instituição destacou o aumento nos casos de Covid-19 para tomar a decisão.
Em nota, a UEPB informou que as atividades teóricas estão acontecendo de forma remota. Disse ainda que atividades de alguns cursos poderão acontecer de forma presencial, ao longo do semestre.
As aulas no Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, começaram nesta segunda-feira (14) em formato 100% remoto, seguindo dessa forma até o dia 14 de março, quando algumas disciplinas poderão ter aulas presenciais.
Nesta quarta-feira (16), uma reunião do Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 deliberou favoravelmente à exigência do passaporte vacinal no âmbito do instituto. O posicionamento, juntamente com a aprovação da obrigatoriedade do passaporte vacinal já aprovada pelo Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir), será levado para reunião extraordinária do Conselho Superior, visando à sua adoção em toda a instituição.