João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.42ºC
IBOVESPA 119048.16
Euro 5.7546
Dólar 5.3757
Peso 0.006
Yuan 0.7409
Construção tradicional vs Construção off-site
09/12/2022 / 10:41
Compartilhe:

O conceito de construção off-site (também conhecido como modular, pré-projetado ou pré-fabricado) já existe há anos, permitindo que estruturas inteiras sejam pré-construídas fora do local antes de serem transportadas para o local final para montagem.

Novos avanços tecnológicos permitiram que a construção off-site evoluísse muito além de seu estágio inicial e se tornasse uma alternativa viável (e em alguns casos superior) à tradicional construção no local, tijolo por tijolo, usada na maioria dos casos. Alguns dos benefícios mais notáveis ​​incluem maior eficiência, controle de qualidade e desempenho ambiental.

Na verdade, o método já está sendo amplamente utilizado em todo o mundo com resultados estelares, principalmente no desenvolvimento de infraestrutura e construção de casas. Então, como a construção off-site realmente se compara ao método tradicional no local?

Amplamente utilizado na construção de casas

Para responder a essa pergunta, mostraremos alguns dos prós e contras de cada um, fornecendo informações sobre como a construção externa está transformando o setor. Mas primeiro, vamos começar com alguns princípios básicos.

O que é construção off-site?

A construção off-site envolve projetar, planejar e pré-fabricar diferentes elementos de construção em um local separado (por exemplo, fábrica de casas lsf ) e reuni-los para uma rápida montagem no local.

As estruturas off-site são fabricadas em ambientes controlados, possibilitando o monitoramento da qualidade de cada módulo ou componente. Isso torna mais fácil planejar com antecedência e adicionar velocidade e precisão necessárias ao processo de construção.

 

Construção off-site em um ambiente controlado

Quais são os benefícios da construção off-site?

Aqui estão apenas alguns dos benefícios que o método de construção off-site oferece:

Velocidade

Os projetos off-site permitem que as equipes fora do local (por exemplo, na fábrica) e no local trabalhem em trilhas paralelas, tornando os cronogramas mais rápidos e simplificados.

Um benefício adicional de ter cada modelo pré-construído em uma configuração de fábrica é que o processo não é afetado por condições climáticas como chuva ou neve. Isso pode reduzir significativamente quaisquer atrasos relacionados ao clima que normalmente retardariam o processo de construção no local.

Maior controle de qualidade, confiabilidade e precisão

Cada unidade ou modelo estrutural é produzido em um ambiente de fábrica controlado, facilitando o monitoramento de cada etapa e produzindo resultados mais confiáveis.

Maior custo-benefício

A pré-fabricação em um ambiente de fábrica permite orçamento, materiais e planejamento de mão-de-obra mais precisos. Isso diminui o desperdício e economiza em custos desnecessários.

Mais segurança para os trabalhadores

Os ambientes de fábrica controlados oferecem um ambiente mais previsível e seguro do que os canteiros de obras, que podem ser afetados pelo clima e pela diminuição da visibilidade. Essas condições tornam menos provável que um trabalhador se machuque ou se machuque.

Menos transtorno para clientes e vizinhos

A pré-fabricação de uma estrutura off-site diminui o ruído, a poluição do ar e a perturbação causada por veículos e máquinas de construção em movimento na área circundante.

Eficiência energética, desperdício mínimo e maior sustentabilidade

Na construção off-site, a maior parte da pré-fabricação é assistida por computador, permitindo um cálculo e uso de materiais mais precisos. As emissões de CO2 também são reduzidas em projetos off-site porque há menos necessidade de maquinário, transporte e deslocamento do que a construção no tradicional. Isso minimiza o desperdício e diminui a pegada de carbono geral do projeto.

‍ Quais são os contras da construção off-site?  

Agora que examinamos alguns dos benefícios da construção externa, vejamos alguns dos contras:

Nem todo site é adequado

O site precisa ser capaz de lidar com a entrega de grandes módulos. Infelizmente, nem todos os sites têm esse recurso.

Mudanças tardias são um desafio

A natureza modular da construção off-site envolve planejamento definido, tornando difícil mudar as coisas mais tarde no processo.

Exige planejamento detalhado e coordenação

A construção externa requer um alto grau de planejamento antes do início do processo de construção. Isso é compreensível, considerando que cada peça deve se encaixar perfeitamente como um quebra-cabeça. Há também uma necessidade crescente de coordenação e comunicação entre as equipes internas e externas. A falta dela pode afetar a conclusão bem-sucedida do projeto.

As opções de personalização podem ser limitadas

A natureza modular da construção externa pode tornar as opções de personalização mais desafiadoras quando comparadas ao método tradicional.

O que é construção no local?

A construção no local refere-se ao método tradicional de construção em que as estruturas são construídas sequencialmente em seu local permanente. O processo consiste principalmente em uma fase de projeto e uma fase de construção.

 

Construção no local

Quais são os benefícios da construção no local?

Vamos dar uma olhada em alguns dos principais benefícios do método de construção no local:

A personalização é ilimitada

A construção no local oferece mais opções de personalização em termos de design e detalhes.

Mudanças tardias no projeto são possíveis

Devido à sua natureza sequencial, é possível fazer alterações de design e estrutura posteriormente no processo.

Não há necessidade de mover módulos grandes

O método tradicional no local constrói estruturas no local, tijolo por tijolo, portanto, não há necessidade de transportar grandes módulos. Isso o torna o método preferido em áreas urbanas onde os terrenos são menores.

Fácil de renovar e expandir

É mais fácil adaptar e combinar reformas e expansões em sua estrutura existente usando o método no local.

Quais são alguns dos contras da construção no local?

Estas são as principais desvantagens de trabalhar com o método de construção no local:

Atrasos climáticos

Os projetos no local são vulneráveis ​​a atrasos climáticos, como chuva forte, neve ou inundações. Esses atrasos podem ser imprevisíveis, durando de algumas horas a alguns dias.

 

Atraso causado por inundação: construção no local

Maior risco de segurança para os trabalhadores

Em geral, canteiros de obras tradicionais representam um risco de segurança maior para os trabalhadores quando comparados a operar em um ambiente de fábrica controlado.

Por que a construção externa é o futuro.

Há muitas evidências anedóticas e baseadas em estudos que defendem o método de construção off-site – e é fácil entender o porquê. Conforme explicado em um estudo da KPMG , ele aborda muitos dos desafios enfrentados pela indústria da construção hoje, oferecendo:

  • Produtividade aumentada
  • Orçamentos confiáveis ​​e datas de conclusão
  • Melhor monitoramento e maior transparência
  • Abordar a escassez de mão de obra de construção, incluindo perfis com habilidades de fábrica

Exemplos de provedores inovadores neste espaço incluem empresas como Kingspan e Entekra , ostentando benefícios como aumento de 500% na produtividade e redução de 40 a 50% nas necessidades de mão de obra. O grande número de benefícios proporcionados por este método de construção inovador levanta a questão: por que a construção foff-site não é uma prática mais amplamente adotada?

Bem, de acordo com uma pesquisa do National Institute of Building Sciences , algumas das barreiras incluem:

  • Uma cultura de construção fixa
  • Problemas para fazer alterações tardias no design
  • Falta de conscientização entre tomadores de decisão e proprietários

Embora essas barreiras tenham atrasado a adoção mais ampla da construção externa, os benefícios já estão mudando a cultura, tornando a prática da construção externa mais popular do que nunca.