João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.51ºC
IBOVESPA 129210.15
Euro 5.4641
Dólar 5.086
Peso 0.0058
Yuan 0.7036
Conta PJ é obrigatória? Entenda
10/07/2023 / 16:47
Compartilhe:

Abrir uma conta da empresa ou usar a conta pessoa física no seu negócio?

Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa tão simples, embora modalidades como o MEI tenham menos burocracias. Mas uma dúvida frequente dos empreendedores é se abrir conta PJ (Pessoa Jurídica) é uma obrigação para quem tem empresa.

Isso acontece porque muitas pessoas, sobretudo os pequenos empresários, acabam utilizando contas pessoais. Novamente, isso é algo comum entre empresas que possuem faturamento baixo, profissionais autônomos ou MEIs, que geralmente não possuem uma empresa tão complexa.

Apesar de parecer complicado, não há mistério na forma de lidar com as contas das empresas. Portanto, o texto de hoje visa esclarecer mitos sobre a empresa e as contas PF ou PJ.

É obrigatório ter uma conta PJ?

A resposta curta é não: não há nada na lei que torne obrigatório abrir uma conta PJ, mas é preciso ficar atento aos detalhes. Por exemplo, se a empresa tem faturamento, ou seja, está em funcionamento, esses valores precisam ser direcionados para uma conta PJ.

O MEI, por outro lado, é uma exceção a essa regra. Se o CNPJ da empresa está cadastrado na modalidade MEI, você pode utilizar a sua conta pessoal para receber os valores. Em qualquer outra modalidade, no entanto, sua empresa precisará ter uma conta PJ.

Por outro lado, ter uma conta PJ traz enormes vantagens mesmo para quem não é obrigatório. Uma conta exclusiva da empresa ajuda a manter a contabilidade em dia e facilita na hora de fazer as declarações anuais de faturamento e impostos.

Separando as entidades

O primeiro benefício de ter uma conta PJ é a organização das finanças. Mesmo que a sua empresa tenha pouco ou nenhum faturamento, essa organização é fundamental para conduzir bem as operações do negócio.

Por exemplo, imagine que a sua empresa é um MEI de prestação de serviços que emite no máximo duas notas fiscais por mês. A princípio, essa condição não demanda uma conta exclusiva, visto que seriam feitas apenas duas operações de faturamento por mês.

No entanto, se o empreendedor utilizar a conta PF para receber esses valores, essas operações provavelmente vão se misturar com as transações cotidianas da conta pessoal, dificultando o registro daquelas operações exclusivamente.

Além disso, existem diversas empresas que só contratam fornecedores ou prestadores de serviços que possuem uma conta PJ, mesmo na condição de MEI. Por isso, ter uma conta para a sua empresa pode ser um diferencial na hora de vencer uma concorrência ou de captar mais clientes.

Tipos de conta PJ

Ao contrário das contas PF, as contas de empresas possuem maior uniformidade, ou seja, não têm tanta diferença entre si. De maneira geral, todas elas permitem receber dinheiro e fazer transferências, bem como fornecem um cartão de débito.

O cartão é uma forma de facilitar as transações do dia a dia, como a compra de suprimentos (se for o caso). Mas outras contas PJ oferecem vantagens, como a possibilidade de contrair empréstimos, realizar o pagamento de impostos diretamente no aplicativo e até de cartões de crédito com um limite pré-aprovado.

Hoje em dia, a difusão dos bancos digitais aumentou a oferta de contas PJ e reduziu bastante os custos. Instituições como Nubank e Inter já oferecem contas PJ completas para empresas que aderem ao MEI.

Mas se a sua empresa tem um porte maior ou já fatura mais dinheiro, os bancos tradicionais podem ser uma opção mais vantajosa. Essas contas oferecem linhas de crédito mais completas, ofertas especiais e taxas de juros mais baixas de acordo com o seu relacionamento com o banco.

Em suma, a abertura de uma conta PJ é um passo importante para dar mais credibilidade e opções ao seu negócio. Os bancos digitais já permitem a criação dessas contas de maneira segura e com baixo custo, facilitando a organização das finanças e dando um ar mais profissional ao seu negócio.