Agentes da Polícia Federal na Paraíba estão dando cumprimento à segunda fase da operação ‘Mercador Fenício’, que investiga organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarros e em lavagem de dinheiro.
Deflagrada nesta sexta-feira, a operação conta com apoio da Receita Federal, Fisco Estadual, Polícia Civil e do Ministério Público Federal (MPF). Os municípios onde a operação está sendo realizada nesta sexta-feira não foram divulgados. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h.
Nesta segunda fase, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da Paraíba. A primeira etapa da operação aconteceu em 10 de novembro, quando foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva.
Segundo informações da Polícia Federal, os alvos da operação ‘Mercador Fenício’ praticavam crimes há aproximadamente 10 anos. A quadrilha se organizava em dois eixos: operacional e financeiro.
Os responsáveis pelo eixo operacional do esquema adquiriam os produtos no exterior e introduziam no Brasil de forma clandestina, além de realizar o transporte, armazenamento e distribuição em diversos pontos do território nacional a atacadistas e varejistas. Já os integrantes do eixo financeiro realizavam a lavagem de capitais e efetuavam a retirada do país dos recursos provenientes dos crimes de contrabando.
Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas, os quais, somados, têm pena máxima de 29 anos de prisão.