
O Contran aprovou por unanimidade, na segunda-feira (1º), uma resolução que moderniza o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para os candidatos. A decisão altera as regras para os futuros motoristas e busca atualizar o modelo atual de formação.
A resolução permite que os candidatos possam realizar parte do treinamento teórico e prático sem a necessidade de frequentar aulas presenciais nas autoescolas, o que altera uma exigência vigente até então.
Com a nova regra, o processo para obter a CNH será mais flexível. Entre as novas medidas estão:
Apesar das mudanças, o candidato ainda deve comprovar sua capacidade para condução segura de veículos por meio das provas previstas.
Segundo o Contran, a atualização visa modernizar o processo de habilitação no país, incorporando tecnologias e reduzindo entraves burocráticos, sem comprometer a segurança no trânsito.
A nova resolução ainda deve passar por regulamentação detalhada para definir procedimentos específicos para aplicação das mudanças nos estados.