João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.73ºC
IBOVESPA 130352.86
Euro 6.1028
Dólar 5.5826
Peso 0.0057
Yuan 0.7885
Contratar um serviço X fazer por conta: o que compensa mais ao cuidar da casa
09/05/2023 / 13:58
Compartilhe:

O que mais compensa na hora de cuidar dos afazeres domésticos

Realizar os afazeres domésticos é uma das tarefas obrigatórias e mais frequentes nos cuidados com uma casa. Uma limpeza no mínimo semanal é obrigatória para não transformar a casa numa completa bagunça.

Além dos gastos com itens de lavanderia e limpeza, realizar esse serviço demanda tempo, que pode variar conforme o tamanho do imóvel. Por isso, é muito comum utilizar os serviços de uma faxineira ou empregada doméstica, especialmente se a pessoa não tem tempo para fazer o serviço por conta própria.

Por outro lado, os custos para contratar uma empregada fixa são elevados, o que restringe essa possibilidade. Uma diarista é uma opção mais econômica, mas o valor da diária pode impossibilitar sua contratação por longos períodos. 

Dessa forma, muitas pessoas optam por fazer o trabalho doméstico por conta própria, algo que pode reduzir os custos. Se você está na dúvida de qual caminho seguir, veja o que levar em conta antes de fazer uma escolha.

Tamanho do imóvel

Quanto maior o imóvel e mais cômodos ele tiver, mais tempo leva para organizar e limpar tudo. Por isso, o tempo de limpeza é um dos fatores que mais variam. 

Quem mora em um apartamento pequeno geralmente consegue fazer a limpeza em poucas horas. Mas quem tem uma casa com quintal pode ter que despender um dia inteiro apenas para fazer a limpeza. Além disso, imóveis maiores também demandam mais gastos com material de limpeza.

Se você mora em uma casa com muitos cômodos, talvez valha mais a pena investir um pouco e contratar uma faxineira ou diarista para ajudar na limpeza.

Quantidade de pessoas

O número de pessoas que moram no imóvel também influencia na escolha do tipo de limpeza. Quanto mais gente, maior a possibilidade de acumular bagunça e sujeira e, por isso, mais caprichada precisa ser a limpeza.

Essa situação é particularmente importante no caso de casas onde moram crianças pequenas, já que elas costumam fazer mais bagunça e ser mais sensíveis à poeira e outras impurezas. Por isso que a limpeza nesses casos pode ser melhor realizada com o auxílio de uma diarista ou empregada fixa.

Por outro lado, quem mora sozinho tem mais flexibilidade para realizar uma faxina simples. Nesses casos, tirar algumas horas para fazer por conta própria é a melhor opção para economizar nos custos com as tarefas domésticas.

Infraestrutura da região

Você mora numa casa ou apartamento? A rua é de terra, sem qualquer calçamento ou pavimentação? Sim, a infraestrutura do local também influencia na forma como executar as tarefas domésticas.

Uma casa tende a acumular mais impurezas, especialmente se estiver em uma rua não pavimentada. Além da sujeira normal, a terra da rua pode exigir mais tempo na hora de limpar móveis, estofados e pisos.

Por outro lado, um apartamento não acumula tanta bagunça ou sujeira, o que facilita a execução das tarefas por conta própria. Ter uma rua pavimentada também serve para reduzir os impactos e exigir menos tempo e gastos na limpeza.

Tempo disponível

Embora pagar uma limpeza possa sair caro, existe um bem mais valioso que não é possível recuperar: o tempo. A quantidade de horas que você tem disponível durante o dia é um fator importante na hora de decidir como fazer as tarefas domésticas.

Por exemplo, se você trabalha em casa e não precisa se deslocar no trânsito, é provável que tenha mais tempo livre. Assim, você pode executar sozinho pequenas tarefas ao longo dos dias e não precisar fazer todo o trabalho de uma vez.

Mas se você trabalha fora e pega até duas horas de trânsito para ir e voltar do trabalho, o tempo é mais escasso. Nesse caso, se a sua hora de trabalho vale mais do que o preço do salário de uma empregada ou da diária de uma diarista, vale mais a pena contar com ajuda para deixar sua casa em ordem e ficar livre da bagunça.