João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.43ºC
IBOVESPA 127108.22
Euro 5.8367
Dólar 5.4207
Peso 0.0059
Yuan 0.745
Cooperar implanta sistema de tratamento de água com tecnologia francesa na zona rural de Tavares
21/07/2021 / 21:37
Compartilhe:

A comunidade rural da Jurema, localizada no município paraibano de Tavares, conta agora com um sistema de tratamento de água com tecnologia francesa, garantindo água de beber para a população local sem gastos com energia elétrica. O Dosatron funciona somente com a pressão da água, que faz funcionar um sistema de pistão, o qual injeta automaticamente doses de cloro dentro da água a ser consumida.

Isso foi possível graças ao programa PB Rural Sustentável, que está garantindo acesso à água de qualidade para a população rural da Paraíba.

“Uma das atividades do programa é exatamente onde já existe abastecimento d’água completo, como é o caso da Jurema, receber um tratamento onde você possa ter na sua casa água potável para beber”, explica o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

Para o gestor, a implantação do equipamento “é uma revolução porque não precisa de energia elétrica para funcionar. A empresa é francesa com experiência no mundo inteiro onde já fez esse trabalho na Índia, em toda a África e em vários países da América do Sul. Aqui na comunidade da Jurema é o primeiro implantado no Brasil”.

Segundo o secretário de Agricultura do município de Tavares, Abel Manoel, que na entrega do benefício representava o prefeito Genildo José da Silva, o governo municipal deu todo apoio para que as comunidades rurais pudessem pleitear subprojetos do Cooperar. “É uma satisfação participar da inauguração de um grande sistema de tratamento de água, que é o 1º da Paraíba e do Brasil. Parabenizo a comunidade e a Associação por demandar o bem maior: a água. Também parabenizo o governador João Azevêdo e toda a equipe do Projeto Cooperar”, ressaltou Abel.

O gerente na América do Sul da Dosatron Internacional, François Pequerul, explicou o funcionamento do sistema: “O sistema é extremamente simples e funciona sem eletricidade somente com a pressão da água. O ponto de água inicial é o açude de Tavares que abastece um reservatório de 50 mil litros, e os dois dosatrons foram instalados na tubulação de entrada onde se faz o tratamento da água que vai para estocagem e, em seguida, abastecer a comunidade da Jurema, levando água para as torneiras de cada casa”.

O presidente da Associação Comunitária Rural João Paulo II, Osman Gomes, destacou que o benefício levou dignidade para a comunidade com o tratamento da água potável. “Queremos dizer ao governador João Azevêdo nosso muito obrigado por possibilitar uma política tão importante para uma comunidade tão isolada, mas que agora começa a fazer parte dos caminhos da Paraíba”, disse Osman.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.