O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto, foi agraciado com título de Comendador, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A comenda é o reconhecimento por uma vida dedicada ao combate à corrupção no Estado e contribuições importantes também na esfera federal. A admissão na Ordem do Mérito da Controladoria-Geral da União foi publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU).
Da Paraíba, além de Paulo Neto, foram agraciados também o coordenador da CGU no Estado, Severino Queiroz, e o delegado da Polícia Federal, Fabiano Emídio, atualmente com atuação em Brasília. No caso de todos deles, a comenda foi um reconhecimento pela atuação no combate à corrupção. Octávio, Queiroz e Emídio foram os principais responsáveis por operações importantes promovidas nos últimos anos pelo Ministério Público da Paraíba, como a Xeque-Mate e a Calvário, além de várias outras ações que foram desencadeadas com atuação dos respectivos órgãos.
A Ordem do Mérito da Controladoria-Geral da União foi criada neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A condecoração “poderá ser concedida a pessoas naturais ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à Controladoria-Geral da União ou aos órgãos que a integram, em âmbito nacional ou internacional”. O ato que concedeu o título de Comendador aos paraibanos foi assinada por Wagner de Campos Rosário, controlador-geral da União.
Com informações do jornalista Suetoni Souto Maior