Os presidentes das federações nordestinas definiram nesta quinta-feira (18), em reunião na sede da CBF, o novo formato da Copa do Nordeste. A proposta será apresentada ainda hoje ao diretor de competições da entidade, Júlio Avelar, e deve ser incluída no calendário oficial do futebol brasileiro de 2026, previsto para divulgação em outubro.
Pela fórmula aprovada entre as federações, o torneio passará a contar com 20 clubes: dois representantes de cada Estado da região, além de uma vaga extra para Bahia e Ceará, por terem as federações melhor ranqueadas nacionalmente. Assim, cada Estado será representado por campeão e vice de seus campeonatos estaduais, com Bahia e Ceará levando também o terceiro colocado. No caso cearense, estarão no Nordestão de 2026 Ceará, Fortaleza e Maracanã.
Na primeira fase, os 20 times serão divididos em quatro grupos de cinco. Os confrontos, porém, não ocorrerão dentro das chaves, mas em cruzamentos entre grupos. Cada equipe fará cinco jogos e os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata.
A fase eliminatória terá partidas de ida e volta desde as quartas de final até a decisão. A competição deve ser disputada em até 11 datas.
As definições comerciais e de transmissão seguirão sob responsabilidade da CBF, que terá a palavra final sobre a aprovação do formato, embora a expectativa seja de acatar o modelo construído pelas federações.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
*com informações do Diário do Nordeste