João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.11ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.7061
Corpo de Bombeiros recebe pilotos que integrarão serviço de UTI aérea na fase inicial
20/07/2021 / 11:27
Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu, nessa segunda-feira (19), três pilotos que irão integrar o início do serviço de UTI aérea da corporação. Os profissionais fazem parte dos Corpos de Bombeiros de Brasília, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e foram recebidos pelo comandante geral da Paraíba, coronel Marcelo Araújo, e pelo subcomandante geral da Corporação, que também é chefe do Departamento de Operações Aéreas (DOA), coronel Lucas Medeiros.

A equipe composta pelo coronel Adilson Bornhofen, pelo tenente coronel Eloízio Ferreira e pelo capitão Vinícius Frotté vai permanecer um mês no Estado, participando de atividades de instrução, preparação e operação, voltadas para o preparo do efetivo das Operações Aéreas.

“A importância da parceria está ligada à implantação do projeto do voo pela vida, com o atendimento à população que necessite de um atendimento aeromédico. É um serviço voltado a todos que precisem de atendimento pelo SUS”, destacou o piloto Adilson Bornhofen.

O serviço – O atendimento aeromédico do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e a Secretaria de Estado de Saúde e vai possibilitar a implantação do transporte aeromédico entre todas as regiões da Paraíba.

A aeronave utilizada será um monomotor modelo Piper Saratoga PA-32R-301T. Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados através da Secretaria de Saúde, a aeronave Bombeiros 01 será utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB. A autonomia é de 4 horas de voo, e capacidade para transportar 01 paciente, 01 médico, 01 enfermeiro, e a tripulação formada pelo piloto e o co-piloto.