O cantor de brega funk Anderson Neiff usou as redes sociais, na noite desta segunda-feira (14/7), para criticar o cancelamento de sua apresentação na Festa das Neves, tradicional evento realizado em João Pessoa. A decisão foi anunciada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) após uma briga em uma festa pública em Cubati terminar com um adolescente morto e duas pessoas feridas. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu antes do cantor Anderson Neiff subir ao palco.
A apresentação de Anderson Neiff, com a banda Os Neiffs, estava marcada para o dia 1º de agosto em João Pessoa. No entanto, após o ocorrido em Cubati, a Prefeitura de João Pessoa optou por retirar o grupo da programação da Festa das Neves.
“Estamos acompanhando desde final de semana as performances da banda, evidentemente que a banda não tem nada a ver com isso, os artistas não tem nenhum responsabilidade direta com o que ocorre em qualquer show, mas a equipe da Funjope resolveu neste momento cancelar o show dos Neiffs até pra proteger a própria banda, e restaurar seus bons momentos, junto com o seu público, sem gerar nenhum conflito”, disse o diretor da Funjope, Marcus Alves, em entrevista à CBN João Pessoa.
O episódio em questão aconteceu na noite de domingo (13), durante o 35º Super Motocross de Cubati, no Seridó da Paraíba. Uma briga no meio do público terminou com a morte de um adolescente de 17 anos, atingido por golpes de faca. Outros dois jovens que estavam com a vítima também ficaram feridos. O suspeito do crime, um homem de 21 anos, foi preso em flagrante com a arma usada no ataque.
A Prefeitura de Cubati lamentou o ocorrido e destacou que o evento contava com policiamento militar, segurança privada e atendimento médico no local.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Em vídeo publicado nas redes sociais, Anderson Neiff desabafou e classificou o cancelamento de sua participação na Festa das Neves como injusto. Ele afirmou não ter qualquer responsabilidade pelo episódio de violência.
“Eu queria entender o que eu tenho a ver com isso, eu tenho culpa de que? eu sou segurança? eu não sou. Eu tô sendo pago para fazer o meu show, atender os meus fãs e ir embora pra casa. Fui eu quem esfaqueei a pessoa? eu queria entender isso. E claro, eu sinto muito pela perca da vida que a pessoa teve no local da festa, mas eu, Anderson de Jesus Gomes Ribeiro não tenho nada a ver com isso”, disse Anderson Neiff.
O cantor também criticou o que classificou como preconceito contra a cultura da periferia, e disse que sempre haverá tentativas de criminalizar o brega funk.
“E sempre vai ter um político de esquerda, direita, central, lateral, atrás, frontal, sempre vai ter, sempre vai ter um preconceituoso, sensacionalista, que vai julgar a gente, sempre vai apontar o dedo e sempre vai querer menosprezar e atacar a cultura periférica, sempre vai ter esse tipo de pessoa, só que eu tô fazendo somente o meu trabalho.”
Ainda no vídeo, Neiff fez um apelo por justiça e igualdade no tratamento entre os artistas.
“Aí infelizmente aconteceu essa fatalidade e joga pro preto, joga pra quem vem do gueto, joga pra quem canta brega funk, joga pra quem descolore o cabelo, joga pra quem tem tatuagem, e isso não é mimimi não, porque no mesmo evento tocou Márcia Felipe, tocou outros artistas grandes”, comentou o cantor e influenciador Anderson Neiff.
A apresentação de Os Neiffs havia sido confirmada pela Prefeitura de João Pessoa na sexta-feira (11/7), junto com a programação oficial da Festa das Neves. O grupo também participou da edição do ano passado, quando se apresentou no dia 31 de julho.