João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 31.92ºC
IBOVESPA 126826.19
Euro 5.4732
Dólar 5.1124
Peso 0.0058
Yuan 0.7058
Coveiros de Santa Rita denunciam atraso de cinco meses no pagamento de salários
26/04/2022 / 09:45
Compartilhe:

Coveiros que trabalham no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, relatam que não recebem o pagamento de seus salários há, ao menos, cinco meses.

O caso repercutiu após a divulgação de um vídeo gravado no domingo (24), no cemitério São José de Arimatéia, no bairro de Tibiri. “Viemos enterrar um parente aqui no cemitério em Tibiri, em Santa Rita, e já faz cerca de 15 minutos que estamos aguardando o coveiro vir pra enterrar porque não tem coveiro no cemitério”, diz uma mulher no vídeo. “Não tem coveiros no cemitério. Três meses que o prefeito não paga os coveiros, a gente tá tendo que pagar do bolso da gente pra poder enterrar um familiar”, continua.

Em entrevista à TV Cabo Branco, um coveiro que atua no local deu sua versão sobre a situação registrada no domingo, afirmando que o que houve foi um atraso por parte dos familiares, que acabaram chegando ao mesmo tempo no cemitério, horas depois, o que fez com que uma das famílias tivesse que aguardar para sepultar seu ente.

“Só que quando eu terminei, que cheguei lá pra fazer o outro, uma senhora já tinha feito o vídeo e já tinha lançado na rede social”, explicou o homem, que preferiu não se identificar. Ele declarou que aos domingos apenas ele trabalha e seu outro colega recebe folga. O mesmo acontece no sábado.

Outros dois profissionais, entretanto, relataram que há cinco meses estão sem receber salários:

“Há cinco meses nós estamos sem receber dinheiro, vai fazer cinco meses que nós estamos sem receber. Desde lá tão dizendo que vai entrar uma empresa… uma empresa vai contratar você… recontratar… e nada de recontratar, e a gente aqui esperando… esperando, esperando e nada!”, afirmou um trabalhador.

Outro coveiro que também preferiu não se identificar relatou o mesmo descaso com os salários e também acúmulo de funções:

“A gente precisa de pagar um aluguel, uma luz, uma água, e até agora dinheiro a gente não recebeu. Então quer dizer, a gente tem que esperar boa vontade do pessoal pra olhar pra nós, nós coveiros não temos valor […] E aqui a gente bota mato pra fora, a gente limpa o cemitério, você tá pensando que a prefeitura manda ninguém aqui pra limpar? é não, é nós que limpa cemitério aqui”, disse o homem.

Em nota, a gestão do prefeito Emerson Panta (Progressistas) afirma que os coveiros estão com contrato vigente e salário em dia. Também diz que os cemitérios funcionam normalmente nos fins de semana.

Ainda segundo a prefeitura de Santa Rita, as denúncias são de coveiros que tiveram contratos encerrados desde dezembro, e que desde então comparecem ao cemitério, mesmo sem contrato, para conseguir algum dinheiro. Conforme a gestão, esses trabalhadores não podem ser recontratados pelo período de um ano. Os coveiros com contrato, diz a prefeitura de Santa Rita, estão recebendo os salários em dia.