O Presidente dos EUA, Joe Biden, garantiu em uma entrevista neste domingo (18), que a pandemia causada pela COVID-19 terminou. Entretanto, ele mencionou que seu governo continua a trabalhar contra os problemas gerados pela emergência sanitária.
Biden manteve em uma entrevista com “60 Minutos” da CBS que “a pandemia acabou. Ainda temos um problema com a COVID-19 e estamos trabalhando arduamente para resolvê-lo. Mas a pandemia chegou ao fim”.
As observações de Biden estão em consonância com as do diretor da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, que declarou na quarta-feira (14) que “o mundo nunca esteve tão perto do fim da pandemia de COVID-19”, após registrar o menor número de mortes por causa do vírus desde que a pandemia começou em março de 2020.
Entretanto, Tedros esclareceu que “ainda não estamos lá, mas o fim da pandemia está à vista” durante seu briefing semanal de imprensa.
De acordo com dados da Universidade Jhons Hopkins, Estados Unidos é o país do mundo que registrou mais mortes por causa da pandemia, com mais de um milhão de mortes.
De acordo com dados dos Centros de Controle de Doenças (CDC), uma média de 60.000 infecções por dia e 400 mortes foram registradas durante a última semana.
A população vacinada nos Estados Unidos representa 67,7% dos habitantes do pais. Desta população, 48,6% receberam uma dose de reforço.
No passado mês de agosto, o CDC deixou de recomendar o distanciamento social e a quarentena das pessoas expostas ao vírus.