Nesta segunda-feira (17), entra em vigor na Paraíba a 25ª avaliação do Plano Novo Normal, na qual todos os 223 municípios paraibanos encontram-se em bandeiras vermelhas, laranjas e amarelas, representando um retrocesso em relação à avaliação anterior, em que nenhuma cidade estava na cor vermelha.
A nota técnica atual chama a atenção da população para o aumento expressivo das bandeiras laranjas e o ressurgimento da vermelha. A situação indica um crescimento na propagação da covid-19 e na taxa de ocupação de leitos de UTI no estado. “A SES atribui o avanço da pandemia ao abandono das medidas individuais protetivas como o uso de máscara e distanciamento social, que resultam em uma maior circulação do vírus e, consequentemente, a demanda por internações hospitalares”, diz o documento.
Para o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, “os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”.
Beltammi alerta que não é época para “aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre. Os riscos de contágio pela Covid-19 seguem elevados em toda Paraíba”.
O Plano Novo Normal é uma espécie de matriz de orientação para o setor econômico, indicando quais segmentos poderão funcionar no estado, de acordo com a avaliação vigente. A cor verde representa uma situação mais normal, enquanto o vermelho simboliza um quadro de maior restrição.
Diante de cenários mais favoráveis, o governo do estado e algumas prefeituras já chegaram a flexibilizar segmentos e liberar atividades com potencial de aglomeração.
Compare, abaixo, a avaliação do plano vigente (25º) e o anterior (24º):