João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.94ºC
IBOVESPA 141618.29
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
‘CPI dos Combustíveis’ é formada na Câmara e escolha de cargos gera divergências
09/09/2025 / 15:13
Compartilhe:

A Câmara Municipal de João Pessoa anunciou, na sessão desta terça-feira (9), os membros da CPI dos Combustíveis, criada para investigar suspeitas de cartelização no setor. Apesar da formalização, o anúncio já gerou repercussões por conta da escolha dos cargos de comando da comissão.

O vereador Guguinha (PSD), autor do requerimento de criação da CPI, manifestou preocupação com a definição da presidência. Para ele, é necessário garantir equilíbrio na condução, já que tanto ele quanto o vereador Raoni Mendes (DC), indicado para presidir os trabalhos, possuem posições firmadas sobre o tema. Guguinha alertou que uma presidência parcializada poderia comprometer a credibilidade da investigação e até gerar o risco de a comissão “terminar em pizza”. Ele adiantou que vai protocolar um requerimento para que a presidência seja reavaliada antes de decidir se seguirá participando da comissão.

Já Raoni Mendes (DC) minimizou as críticas e afirmou que divergências são naturais em comissões parlamentares. Ele assegurou que a CPI terá plano de trabalho estruturado, com reuniões objetivas e publicações transparentes. Também rebateu questionamentos sobre possíveis vínculos com empresários do setor, afirmando que conhece os donos de postos da mesma forma que os demais vereadores, negando qualquer relação diferenciada.

O relator designado, Tarcísio Jardim (PP), reforçou que a CPI não terá viés e será conduzida com rigor semelhante a investigações da Polícia Civil. Segundo ele, caso não haja resultados, a “pizza” poderá ser amarga ou doce para alguns. Jardim assegurou transparência, uso de dados detalhados sobre movimentação de preços e cooperação de órgãos competentes. “Se houver indícios, haverá responsabilização. Se não houver, será apenas a comprovação de que não existe cartelização”, frisou.

Além de Raoni, Guguinha e Tarcísio, a CPI dos Combustíveis será composta ainda pelos vereadores Mikika Leitão (Republicanos), Fábio Carneiro (SD), Fábio Lopes (PL) e Jailma Carvalho (PSB). A comissão terá duração inicial de 90 dias, prorrogáveis, e deve iniciar os trabalhos com a aprovação do plano de investigação nas próximas sessões.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp