João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.87ºC
IBOVESPA 146762.48
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
CPI dos Combustíveis: Mikika na presidência, Tarcísio cobra rigor e Valdir pede equilíbrio
23/09/2025 / 15:15
Compartilhe:

A CPI dos Combustíveis da Câmara Municipal de João Pessoa inicia uma nova fase após a renúncia do vereador Raoni Mendes. Na manhã desta terça-feira (23), o vereador Mikika Leitão (Republicanos) foi confirmado como novo presidente da comissão e destacou a surpresa com a escolha: “Para mim foi uma surpresa. Eu esperava que todo mundo fosse presidente, menos eu. Conversei com vários companheiros para aceitarem, mas quase ninguém quis. Aí terminou sobrando para mim”, afirmou.

Além de Mikika, a comissão passa a contar com o vereador Valdir Trindade (Republicanos), que assume a vaga deixada por Raoni. Já o relator, Tarcísio Jardim (PP), reforçou que os trabalhos terão início imediato. “A gente literalmente vai abrir a CPI amanhã para dar essa resposta, esse respaldo para a sociedade, depois de todo esse lapso que teve, toda essa confusão que teve com a primeira sessão. Vamos trazer as convocações, as pessoas que serão chamadas, as ações e as visitas institucionais, para que possamos fazer um trabalho investigativo robusto”, explicou.

Tarcísio também minimizou a perda de tempo no processo: “Logo no começo eu já tinha dito em entrevistas que a gente não vai esperar os 120 dias. 120 dias é demais. Temos um fato específico e precisamos dar as respostas logo. Agora, é necessário deixar claro: a CPI não é o Ministério Público nem o Judiciário. Nosso papel é coletar indícios e informações que subsidiam um relatório, que será entregue aos órgãos competentes.”

Já Valdir Trindade defendeu diálogo e equilíbrio na condução dos trabalhos. “Acho que não teremos dificuldades em tratar com os empresários, até porque é de interesse público. Claro que temos que dar uma resposta à sociedade, mas também temos que trabalhar em conjunto com os órgãos públicos e os empresários para colher informações”, disse.

Sobre a turbulência na instalação da CPI, o novo integrante destacou confiança em uma condução mais serena: “Agora a comissão já está equilibrada, temos nomes com consenso, todos unidos no mesmo objetivo. Vamos dar uma resposta à sociedade sem ferir um lado ou outro, trazendo informações de forma transparente, junto com os vereadores.”

Formação da CPI dos Combustíveis:

  • Presidente: Mikika Leitão (Republicanos)
  • Relator: Tarcísio Jardim (PP)
  • Membros: Fábio Carneiro (Solidariedade), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL), Valdir Trindade (Republicanos) e Guguinha Moov Jampa (PSD)

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp