João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 32.64ºC
IBOVESPA 127768.8
Euro 6.0976
Dólar 5.7876
Peso 0.0058
Yuan 0.8003
Crescimento do mercado pet em João Pessoa estimula marcas a inovar e se adaptar às tendências  
14/11/2024 / 18:40
Compartilhe:
No Ilha Tech, Mangabeira Shopping e Sebrae Paraíba promovem lançamento do Pet Weekend 2024

O lançamento da edição 2024 do evento Pet Weekend, no Ilha Tech, em João Pessoa, nesta quarta-feira (13.11), foi marcado por troca de conhecimentos, experiências, insights, dados e discussões sobre as tendências do mercado pet.

Em sua 6ª edição, o Pet Weekend é promovido através de uma parceria entre o Mangabeira Shopping e o Sebrae Paraíba, e acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, no estacionamento do shopping, de forma gratuita.

A programação do evento contará com expositores de produtos e serviços do segmento pet, apresentações de agility, desfile  de  moda  pet,  palestras com especialistas e profissionais do  setor, áreas de alimentação, interação, cultura e mais. 

Além de oferecer um ambiente para diversão e lazer entre tutores e animais de estimação, o Pet Weekend tem o objetivo de fomentar o setor pet na região, apresentando as tendências do mercado e criando um espaço de networking onde lojistas, fornecedores e tutores podem trocar experiências e fortalecer parcerias e negócios.

Esse evento, pra gente, eu até brinco que é um dos nossos queridinhos. Antes mesmo de nós termos o selo pet friendly, o Pet Weekend já existia”, comenta Thiago Falcão, coordenador de Marketing do Mangabeira Shopping.

Eu sempre percebo o evento como um espaço, uma programação mesmo, pro público, pro tutor que quer ter um passeio com seu pet. Nós não somos uma cidade ainda com tantas opções de lugares, de programações para pet. Então lá ele vai ter um espaço onde pode passear, uma área de alimentação, uma música agradável, os estandes, as palestras. Nosso desejo é que realmente os tutores tenham isso como uma programação de fim de semana. E é uma programação muito completinha, muito redonda, pra quem gosta de pets, pra quem tem, pra quem quer levar pra passear ou pra quem realmente só quer dar uma olhada ou conferir o mercado”, ressalta Thiago.

Quando o Sebrae entrou conosco nessa parceria, conseguimos expandir o evento, que agora acontece em dois dias, com muito mais atrações. É um evento para todos, seja para quem deseja expor sua empresa ou para aqueles que procuram uma opção de lazer no fim de semana”, destaca.

Segundo Claudio Soares, gerente da agência sul do Sebrae, o mercado pet em João Pessoa conta com aproximadamente 820 petshops e clínicas veterinárias, o que torna essencial o acompanhamento das tendências e da inovação.

O nível de competitividade é altíssimo. Por isso é importante a gente tá olhando o que é tendência para se ter um melhor desempenho. Tem que estar olhando os conceitos de inovação nos produtos, da alimentação, na personalização dos serviços”, ressalta.

Palestra sobre distribuição e logística de entrega para o varejo, com Humberto Ramalho, CEO da Pakot, durante o lançamento da 6ª edição do Pet Weekend, no Ilha Tech, em João Pessoa – Fotos: Matheus Melo

“Nos próximos 10 anos, as pessoas comprarão mais coleiras do que mamadeiras”

A cerimônia de lançamento do Pet Weekend 2024, realizada no espaço Ilha Tech, na Torre, reuniu empresários do setor pet, influenciadores e membros da imprensa, que puderam conhecer os detalhes e a programação do evento.

O momento contou com as palestras ‘Como estruturar minha força de vendas através dos canais digitais’ com Jefferson Araújo, CEO e fundador da Showkase; e ‘Distribuição e logística de entrega para o varejo’ com Humberto Ramalho, founder e CEO Pakot Express.

Ao abordar o crescimento do mercado pet e a logística como fator de sucesso no “pet-commerce”, Humberto Ramalho Filho destacou que o Brasil já se posiciona como o terceiro maior mercado pet do mundo, com cerca de 167,6 milhões de animais de estimação, e média de 1,6 animal por residência, conforme Euromonitor.

Segundo a ABINPET, em 2023, o mercado pet no Brasil movimentou R$ 68,7 bilhões, um crescimento de 14% em relação a 2022. 

Humberto fez uma provocação com uma frase de Marcus Araujo, futurologista do morar, que afirma que “nos próximos 10 anos, as pessoas comprarão mais coleiras do que mamadeiras.” 

Os pets hoje, em muitos lares, eles já estão sendo considerados como membros da família. Em muitos lugares onde só havia o quintal, hoje os pets têm residência fixa, eles têm quarto pra morar e eles têm direito até a herança. Então a gente tá falando de um segmento que é um caminho sem volta. Os pets dominaram a nossa cidade, eles dominaram o cenário nacional”, declarou Humberto Ramalho. 

Especialista em ciência de dados, ele lembrou que o consumo do mercado pet está concentrado principalmente na classe média. Entre os fatores que impulsionam o crescimento desse segmento, estão: aumento de renda, urbanização, longevidade, mudança no perfil das famílias e no estilo de vida.

Jefferson Araújo, CEO e fundador da Showkase, ministra no Ilha Tech a palestra “Como estruturar minha força de vendas através dos canais digitais”

Na Paraíba, estima-se que haja cerca de 1,5 milhão de animais de estimação, segundo dados Euromonitor/Abinpet 2022.    

Isso não só afetou o segmento, como também afetou os demais segmentos, por exemplo, a construção civil. O que as imobiliárias e construtoras agora precisam se preocupar é como acomodar, quais são os empreendimentos e o que eles vão oferecer de diferencial nessa procura por espaços pet friendly, o que eles estão fazendo para que as pessoas consigam ter uma melhor experiência com seus pets dentro das moradias. Então isso já é uma realidade. No segmento público, a gente veio aí de um debate eleitoral, foi discussão de pauta o segmento pet, a prefeitura de João Pessoa recentemente construiu um hospital pet”, pontuou.

“O Brasil se tornando o terceiro maior mercado do mundo no segmento pet só mostra que a gente cada vez mais vai precisar olhar para esse segmento como impulsionador da economia”, afirma o CEO da Pakot Express.

Logística como fator de sucesso no pet-commerce

Especialista em last mile no Nordeste, a Pakot Express promove soluções logísticas de entregas na Paraíba, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Last mile é o termo em inglês para “última milha” e se refere à etapa final da entrega de um produto, quando ele sai do centro de distribuição e vai até o cliente. Essa etapa é fundamental para a experiência do consumidor e pode ser uma das mais desafiadoras para as empresas.

A Pakot Express surgiu no final do ano de 2019, “através de uma sacada que nós tivemos com o e- commerce, a gente achou prudente e inteligente investir no segmento logístico, porque não existe o sucesso da venda online sem uma entrega qualificada”, lembra Humberto. 

Cerca de 58% dos brasileiros abandonam marcas após uma experiência negativa com a entrega. “E é por essa razão que a gente nasceu, com o foco de levar essa melhor experiência de compra pra casa dos consumidores de cada marca”, comentou o CEO da startup paraibana.

Com especialização em produtos pet, Pakot Express foca no manuseio e transporte seguro de rações, medicamentos e itens específicos do setor, integrando tecnologia de rastreamento com torre de controle e monitoramento em tempo real, tudo para garantir transparência e confiança aos consumidores e contratantes.

“Para atender o segmento pet, a gente precisou adaptar a nossa operação inteira pra ela.”

De acordo com Humberto Ramalho Filho, diretor associado Sin Group, com quinze anos de atuação no mercado de comunicação e marketing, para empreender com sucesso é importante focar em um nicho promissor, conhecer o público, se adaptar às demandas específicas do mercado, investir em logística e, ainda, ser referência investindo em marketing, parcerias e qualidade.

“Para se tornar referência e virar uma autoridade no segmento, eu sempre costumo dizer pra gente investir em marketing, em comunicação. Pra gente poder ser percebido a gente precisa investir em marketing, para fortalecer a marca, para fortalecer o produto, pra virar uma autoridade, para ser reconhecido pelos usuários finais de que realmente nós somos o fornecedor ou a empresa ideal para prestar aquele melhor serviço ou vender aquele melhor produto.”

Pakot Express é incubada pelo Ilha Tech, hub de inovação mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que possui a agência Sin Comunicação, a empresa de PR Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência e uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

O Ilha Tech abriga ainda as startups Lançar 21, especializada em mercado imobiliário e aceleração de vendas; Edidesk, que facilita o credenciamento de profissionais como fornecedores do sistema S em todo o Brasil, e a Trêsbê Delas, que promove aceleração e empoderamento de negócios femininos.

“No mercado pet, não entregamos apenas produtos, mas a felicidade de famílias inteiras que consideram seus pets como filhos”, garante Humberto Ramalho Filho.