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Criado para divulgar dados sobre Covid, consórcio de veículos de imprensa chega ao fim
29/01/2023 / 08:28
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Após 965 dias ininterruptos de trabalho, o consórcio de veículos de imprensa encerra sua missão de garantir a transparência sobre o impacto do coronavírus e da vacinação. O consórcio foi criado em junho de 2020 quando o governo de Jair Bolsonaro (PL) tentou omitir dados da população e atrasar os boletins sobre a doença.

O fim do consórcio não significa que a pandemia de Covid-19 acabou, mas que não há mais necessidade de apuração diária dos dados em conjunto pelos veículos. A divulgação dos casos e mortes, portanto, continuará a ser feita por cada órgão de imprensa.

A formação é do Jornal Globo. Segundo Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO, a formação do consórcio foi um marco histórico para a imprensa brasileira, num momento em que o poder público faltou.

Nos últimos meses, os dados dos governos estaduais e federal têm se mostrado confiáveis. E apontam para uma situação que os epidemiologistas consideram sob controle, ainda que exija atenção para o aumento dos níveis de vacinação e outras medidas de prevenção.

Os veículos de imprensa continuam atentos às variações dos índices e mantém o compromisso de informar a população sobre a doença.

Com informações do Globo