As crianças internadas atualmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Valentina Figueiredo, em João Pessoa, não foram vacinadas contra a Covid-19, informou a diretora da unidade, Tânia Menezes. Nesta quarta-feira (16), o hospital atingiu 100% de ocupação em leitos UTI.
Segundo Tânia, das sete crianças que estão na UTI tratando a doença, três têm idades de 8, 11 e 15 anos e já poderiam ter recebido o imunizante. As outras têm menos de cinco anos de idade e ainda não estão contempladas com os imunizantes e calendário vacinal definido pelo Ministério da Saúde.
O Hospital Municipal do Valentina Figueiredo é uma das três unidades destinadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) para o tratamento de crianças com Covid-19. Os menores que apresentarem condições clínicas referentes à outras enfermidades estão sendo encaminhados para o Hospital Infantil Arlinda Marques, em Jaguaribe.
A SES orienta que os responsáveis das crianças que apresentarem sintomas de Covid, como febre, fadiga, coriza e tosse, se dirijam primeiro a uma Unidade Básica de Saúde, onde o caso será analisado e direcionado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a um dos hospitais de referência. Em caso de sintomas como falta de ar e fadiga, as crianças poderão ser conduzidas aos hospitais pediátricos de referência.