João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 22.66ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.425
Peso 0.006
Yuan 0.7476
CRIME: Empresários são presos por sonegar R$ 25 milhões na Paraíba
10/10/2023 / 14:11
Compartilhe:

Uma organização criminosa formada por empresários paraibanos foi alvo da Operação Conexão, deflagrada na manhã desta terça-feira (10) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba. A ação acontece em Campina Grande, Santa  Luzia e São José do Sabugi com o objetivo de desarticular um esquema responsável por um esquema de sonegação fiscal que, em sua totalidade, ocasionou um prejuízo de R$ 25 milhões  aos cofres do Estado.

Além da subtração de recursos que poderiam ser aplicados em políticas públicas em favor da população, os delitos praticados pelo grupo vinham produzindo desequilíbrio econômico, garantindo uma vantagem competitiva desleal no mercado, visto que, entre outras estratégias, o grupo utilizava o CNPJ de uma empresa interposta para realizar transações comerciais, a fim de se eximir de suas obrigações fiscais, havendo indícios, ainda, de prática de lavagem de dinheiro por integrantes do grupo.

Durante a operação, o GAESF deu cumprimento a seis mandados de prisão, 10 mandados de busca e apreensão, bloqueios de contas e sequestro de bens dos investigados nas cidades de São José do Sabugi, Santa Luzia e Campina Grande. Somadas, as penas dos crimes investigados podem chegar a 25 anos de reclusão 

O Gaesf é composto pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), ,pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

 

F5online com informações do MAISPB