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CRM para fintechs: saiba como gerar leads mais qualificados
11/08/2022 / 11:43
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Toda empresa fintech precisa de um CRM para fintechs se deseja melhorar o seu relacionamento com os seus consumidores. Afinal, não é novo para ninguém que clientes satisfeitos compram mais. E clientes satisfeitos, significa divulgação do produto.

Por isso, é cada vez mais fundamental deixar a empresa pronta para realizar esse tipo de melhoria. É como um projeto arquitetônico de reforma e ampliação, precisa de melhorias e atualizações constantes, além de monitoramento, para que saia da forma mais perfeita.

No caso das fintechs, isso acaba se tornando ainda mais indispensável, pois são empresas que ainda precisam conquistar a confiança dos clientes em geral. Uma vez que a maior parte deles ainda é receosa e permanece em instituições mais tradicionais no ramo.

Como se fosse um centro de usinagem high speed, geralmente as pessoas buscam empresas mais tradicionais nesse ramo, pois confiam nelas há longos anos, e não as dispensam por qualquer outra empresa, mesmo que se apresente confiável a elas.

Portanto, atender e superar as esperanças desses usuários é uma atividade complexa, principalmente se for considerado um grande número de clientes.

Imagine um curso preparação parto online tendo que gerenciar inúmeros alunos para que todos recebam o mesmo tratamento e aprendam de forma correta, em conjunto com os outros que estão se formando. Por isso, um bom gerenciamento é importante.

Portanto, é necessário contar com uma opção viável e prática para chegar a tais melhorias no relacionamento com os clientes, o que faz da estratégia de CRM para fintechs uma maravilhosa opção.

Conceito de CRM

O CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, que, traduzido para o português, significa gestão do relacionamento com o cliente. Dessa forma, o CRM ajuda em vários aspectos do relacionamento com o consumidor e na performance das vendas.

É como se uma empresa de manutenção de celular delivery criasse uma lista de clientes que ela tem e fizesse esse gerenciamento deles, para saber mais precisamente quem são e como são. E, serve principalmente, para fazer novas ofertas e preparar novas estratégias.

E vale ressaltar que as estratégias de CRM, por sua vez, são aplicadas com a ajuda de aplicativos, ou softwares que gerenciam os dados do cliente. Então, um negócio de aluguel de impressora Porto Alegre, pode usar o CRM para gerenciar corretamente seus clientes.

Assim, na hora da automatização e organização dos processos, é permitido trabalhar a relação com o cliente de forma mais segmentada e totalmente alinhada e calibrada com o objetivo da sua empresa.

E não é necessário pensar duas vezes, é realmente algo muito bom para qualquer marca. Seja ela um negócio de serviços de fachada de loja pvc, ou que venda produtos que não sejam necessariamente serviços. O CRM auxilia muito na parte organizacional da empresa.

Pode-se pensar em um exemplo. O seu banco digital deseja elevar o número de produtos ou serviços usados e, para isso, ele pode construir réguas de conexão com o objetivo na divulgação dos produtos que os clientes de um determinado segmento ainda não tem.

O CRM, todavia, pode influenciar de forma direta nas estratégias de todas as equipes de marketing e vendas de uma empresa. Uma vez que tudo que os seus profissionais necessitam conhecer sobre o cliente estarão ali com o CRM.

Uma empresa de auditório para alugar, se já tiver solicitado os dados pessoais de alguns clientes, pode utilizar o CRM. Principalmente o setor de vendas e marketing, para criar novas estratégias e vender novamente para esses clientes.

Como funciona o CRM para as fintechs?

Se for considerado que a tecnologia está no centro da indústria de fintech, é lógico pensar que um CRM para fintechs é um elo completo entre eficiência e revolução digital.

As transações estão no ponto central das empresas do ramo financeiro, confiando na tecnologia para melhorar todo o processo. Entretanto, se dentro de uma fintech as estratégias de vendas dão errado, é necessário pensar se o trabalho está sendo bem feito.

É essa a hora que os softwares de CRM para fintechs entram na partida, de forma especial porque as vendas e o setor em que são construídas e mantidas as conexões com os clientes.

Em muitos momentos, a fintech passa semanas criando e atualizando produtos que possam impactar seus clientes potenciais, só para descobrir que eles não são adaptados às suas necessidades e desejos.

O que um CRM para fintechs realiza é tomar todas as informações relevantes que são produzidas a partir das relações entre a empresa e seus clientes. Por exemplo, a partir do Whatssap Business, com o foco de ter mais insights que melhorem a aproximação.

Incorporando informações comerciais valiosas, os tomadores de decisão devem concentrar recursos para suprir as necessidades e solucionar as dores de clientes potenciais, gastando pouquíssimo tempo com aqueles leads que são indiferentes.

Além de poder fazer todo o contato personalizado com o cliente por meio do CRM, a fintech pode se aproveitar do serviço de comunicação em múltiplos canais, e chegar a uma maior retenção do cliente por meio de um serviço superior ao cliente.

Por que investir em um CRM?

As pessoas, às vezes, não param para perceber que, as principais estratégias de marketing usadas pelas fintechs de sucesso atualmente visam muito mais vender experiências do que apenas soluções para os problemas propriamente ditos.

Isso funciona para comprovar que o mercado financeiro já está cheio de produtos e serviços e, como consequência, o consumidor quer algo diferenciado e que, de fato, traga para ele benefícios a sua rotina.

Assim, investir em um CRM para fintech permite que o seu negócio funcione de uma forma diferente e inovadora, dando novas opções ao mercado e que, em muitos cenários, os bancos tradicionais ainda não o realizam.

Em outras palavras, um bom CRM, adicionado a atividades eficientes de marketing para fintechs, devem proporcionar um modelo de negócio fundamentado em personalização e na oferta de uma nova conexão entre pessoas e o dinheiro da empresa.

Isso porque um CRM para fintech pode acabar servindo como uma plataforma intuitiva, auxiliando para a otimização de funções, elevando a inteligência e eficácia de seus times, medindo resultados de modo mais prática e produzindo retornos muito mais satisfatórios.

Dicas para produzir leads qualificados

Agora é o momento de entender melhor as técnicas para crescer seu fluxo de possíveis clientes, tanto ativas, quanto passivas, e produzir ainda mais oportunidades de negócio para sua empresa:

1. Invista em palavras-chave

Na hora de construir anúncios em motores de busca, gerar conteúdo para sua persona ou criar uma landing page, invista tempo em estudar as palavras-chave. E tratam-se de palavras-chave mais específicas que revelam uma intenção de pesquisa mais objetiva.

Por exemplo, em vez de fazer um conteúdo falando sobre a solução, procure usar variações do tipo, o que é solução ou como utilizar a solução. Usar sempre sinônimos nestas mesmas diferenças também é uma prática muito mais aceita pelos buscadores.

2. Segmentar bem as campanhas em redes sociais

As redes sociais são ideais para construir um relacionamento com potenciais clientes. Em modelos de negócio de vendas mais difíceis, é muito importante investir em ações para aquisição e engajamento.

A pessoa pode realizar isso com campanhas de tráfego para blog, posts de conteúdos que gerem valor ou campanhas de engajamento para criar discussões em volta do seu produto ou serviço.

3. Landing pages bem feitas para fundo de funil

Construir páginas de captura é um excelente método de atrair leads para a sua base. Mas, dar e-books e infográficos não é a única forma de usá-las. Para atrair mais leads qualificados, a dica é oferecer muitos materiais e conteúdos focados no fundo do funil.

E, como meta, incentivar o cadastro de contatos que já estão na etapa de consideração. E esse método tem dado muito certo em diversas empresas.

Se torna praticamente como um balcão para ponto de venda, pois a qualquer momento, com a implementação dessas dicas, as taxas de conversão da empresa podem crescer de modo significativo.

Saiba os benefícios do CRM

Para entender totalmente a importância de um CRM para fintechs, é preciso descobrir os benefícios que ele traz para o setor de vendas. São eles:

  1. Aumento no desempenho das equipes:
  2. Processos que sejam fluidos e focados no cliente;
  3. A fidelidade do cliente e da empresa com o cliente;
  4. Ter os dados do cliente à disposição.

Isso faz com que estes clientes não só se tornem recorrentes, mas também se tornem defensores da marca, propagando e indicando o seu nome, o que vai aumentar suas opções de negócios.

Nesse ponto, onde já se compreende como funciona um CRM, seus benefícios para os negócios e as fintechs, chega o momento de entender como escolher bem. Para isso, algumas dicas são úteis:

  1. É preciso ter facilidade de acesso por qualquer dispositivo;
  2. Ter a capacidade de criar registros e histórico de interação;
  3. Permitir a criação de funis para o setor de marketing;
  4. E, por fim, gerar relatórios personalizados.

Esses são alguns dos pontos que devem ser avaliados se sua empresa optar por utilizar um CRM. Não deixe de observar também o que os outros usuários dizem.

Considerações finais

Visto isso, ao concluir a leitura deste artigo, é possível saber exatamente como funciona um CRM para fintechs e como aplicá-lo.

Inclusive, entender que eles podem otimizar de forma excepcional as operações do negócio quanto ao relacionamento com os clientes. E, por isso, as empresas precisam de CRM.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.