João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.35ºC
IBOVESPA 134572.45
Euro 6.1938
Dólar 5.6002
Peso 0.0058
Yuan 0.7898
CRM-PB fiscaliza 165 unidades de saúde no primeiro semestre
11/07/2024 / 18:24
Compartilhe:

Entre janeiro e junho de 2024, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou 165 unidades de saúde de todas as regiões do estado. Foram vistoriados hospitais, unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e clínicas. Durante este semestre, o Conselho também se destacou por suas ações em prol de melhores condições para o trabalho médico e, consequentemente, um atendimento digno à população. A defesa do ato médico e a luta contra o charlatanismo também estiveram presentes.

“Os Conselhos de Medicina possuem funções cartoriais, judicantes, fiscalizatórias e de educação. Mas o CRM-PB tem ido além, atuando de forma contundente para melhorar o trabalho do médico e fazer com que a população tenha uma assistência à saúde mais digna”, afirma o primeiro vice-presidente do CRM-PB, Walter Azevedo. Ele destaca, por exemplo, que após intervenção do Conselho, apenas neste primeiro semestre, os hospitais de Patos, Bayeux, Pocinhos, São Bento e São José de Piranhas tiveram suas escalas reforçadas, melhorando o atendimento.

Outra ação importante para a assistência à saúde da população foi a sugestão do projeto de lei ao Senado para que a prescrição de óculos e lentes oftálmicas seja feita exclusivamente por médicos. “A prescrição de óculos é um ato médico, mas infelizmente, outros profissionais, não habilitados, vem fazendo exercício ilegal da Medicina e pondo em risco a saúde ocular da população”, ressalta Walter Azevedo.

Ele também acrescenta que, neste início de 2024, o CRM-PB tem intensificado as capacitações do Programa de Educação Médica Continuada. Entre janeiro e junho, foram oferecidos 17 cursos gratuitos aos médicos paraibanos, sobre diversas assuntos. Neste período também foram reforçadas as ações pelo interior do estado. Em março, foi inaugurada a 4ª Delegacia do Conselho, na cidade de Cajazeiras, facilitando o atendimento aos médicos do Sertão.

“Também estamos preocupados com a saúde mental dos profissionais da Medicina e promovemos eventos de integração, confraternização e valorização pessoal do médico. Com o nosso Programa de Humanização, realizamos a 1ª Semana Cultural, em abril, além de outras campanhas como o ‘Médicos sem Jaleco’”, afirma o vice-presidente do CRM-PB.

No segundo semestre de 2024 o CRM-PB continuará atuante, em prol do médico, da boa Medicina e contra o charlatanismo e os falsos médicos. “Avançaremos com mais cursos de Educação Médica Continuada, iniciaremos o curso de Educação Financeira para médicos e faremos uma pesquisa sobre a saúde mental dos médicos”, completa Walter Azevedo.