João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 20.49ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.7471
CTG Brasil anuncia sua chegada à Paraíba e planeja um alto desenvolvimento para cinco municípios
28/07/2023 / 14:55
Compartilhe:

Uma das líderes em geração de energia limpa no país, a CTG Brasil anuncia sua chegada à Paraíba, trazendo consigo um amplo plano de desenvolvimento local e projetos sociais para cinco municípios: São Vicente do Seridó, Baraúna, Nova Palmeira, Picuí e Pedra Lavrada.

O desembarque da empresa na região se dá para a construção do Complexo Eólico Serra da Palmeira, que irá abranger essas cidades e que atualmente se encontra em fase de liberação das licenças ambientais para construção. O novo empreendimento faz parte da ampliação de fontes renováveis que a empresa tem investido, visando estimular sua agenda de descarbonização e combate às mudanças climáticas.

A empresa, presente em 12 estados, conta com projetos sociais para deixar um legado positivo não apenas para o meio ambiente, mas também para a sociedade. Em 2022, a CTG Brasil investiu R$17,4 milhões em iniciativas sociais, com recurso próprios e incentivados, alcançando 107 municípios e mais de 86 mil pessoas.

“Cientes dos impactos sociais e ambientais, gerados pela implantação de empreendimentos de geração de energia da magnitude do complexo Serra da Palmeira e comprometidos com a mitigação desses impactos e com o compromisso da CTG Brasil de cuidado com as comunidades e relacionamento de longo prazo, essas ações estão totalmente alinhadas a nossa estratégia ESG e aos Objetivos Sustentáveis da ONU”, explica Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil.

Diagnóstico Socioeconômico

Com o objetivo de entender a realidade da região, identificar fragilidades e definir ações que visam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local a CTG Brasil realizou um diagnóstico socioeconômico nas cidades próximas à nova implantação na Paraíba, com estudos detalhados, levantamentos de dados e diálogos com autoridades e líderes locais. A participação de grupos focais com diferentes segmentos de moradores, entre eles, agricultores familiares, foi imprescindível para a identificação dos principais aspectos sociais e econômicos dos municípios. Estas informações subsidiaram a construção do plano de investimento social no território. A empresa definiu inicialmente algumas iniciativas que já estão em andamento e que abrangem as áreas de educação, cultura, lazer, esporte e assistência a mulheres, crianças e idosos, pontos sensíveis identificados pelo diagnostico. Conheça os projetos em andamento

Musicou

A parceria com o projeto Musicou, gerenciado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, promove aulas de violão e instrumentos da música regional, como acordeon, entre outros, para crianças a partir dos seis anos e idosos. O projeto está em andamento nas cidades de Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Baraúna, e atende diretamente 293 pessoas até o momento.

Futebol de Rua

Em parceria com o Instituto Futebol de Rua, organização sem fins lucrativos, a CTG Brasil promove atividades esportivas, de educação e desenvolvimento para crianças em vulnerabilidade social, sendo 50% das vagas destinadas às meninas. O projeto está em andamento em quatro cidades da Paraíba, e atende diretamente 320 crianças, impactando indiretamente 960 pessoas, considerando seus familiares. Os municípios contemplados são: Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó.

Rede de Parceiros do Esporte e Educação

Em parceria com a Secretaria de Educação de Pedra Lavrada, o Instituto Esporte e Educação apoiados pela  CTG Brasil promove o treinamento de coordenadores, pedagogos e professores de escolas municipais com o intuito de qualificá-los tecnicamente, visando melhorar a qualidades das aulas de educação física, conscientizando os alunos e os professores para os cuidados com a saúde e despertando interesse desta área como uma opção de carreira profissional. Atualmente 45 educadores estão sendo atendidos pelo programa.

Vida ativa

Em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, através de aporte no Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Picuí este projeto atende à 250 idosos, de ambos os sexos, em atividades nas áreas de assistência social, saúde, esporte e lazer. As ações são realizadas no Centro de Convivência do Idoso, e, no Centro Social Vida Ativa, ambos no município. São realizados Encontros semanais onde são trabalhadas diversas temáticas com os idosos, as atividades laborais, as oficinas de música, dança, hidroginástica e educação nutricional. Uma van para transporte e assistência aos idosos foi adquirida com os recursos dessa parceria.

Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente

Através de Lei de Incentivo junto ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Picuí, a iniciativa é voltada ao acompanhamento coletivo e individual de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. São atendidas por equipes multiprofissionais composta por: Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, profissional de Educação Física, bem como, oficineiros de música e dança, 100 crianças e adolescentes com deficiência, oriundos do trabalho infantil ou, que vivenciam outras violações. Os beneficiados recebem uma bolsa mensal de R$ 50,00.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas, 11 parques eólicos e um parque solar em construção, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.