Culture code é um tema ainda pouco explorado pelas empresas, mas que cada vez mais se torna visível e aplicado pelas organizações. No entanto, para entender seu conceito, primeiro é necessário compreender o significado de cultura.
De modo geral, cultura é aquilo que define o que e quem é o indivíduo, considerando as suas escolhas e as regras da sociedade a qual pertence.
Cultura é um termo totalmente relacionado ao sentimento de pertencimento, visto que engloba semelhanças e coletividade. Porém, voltando o olhar para o sentimento de pertencimento dentro de uma empresa, o resultado é um trabalho bem feito.
Quando um profissional sente que pertence à organização para a qual trabalha, dificilmente vai trocá-la por outra companhia. Esse sentimento é genuíno e não pode ser comprado ou negociado.
Contudo, o colaborador só vai se sentir pertencente se houver reconhecimento e valorização de seu esforço por parte da empresa, e é justamente aqui que entra o culture code.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo você saberá o que é culture code, quais são os impactos dessa estratégia e aprender algumas maneiras de implementá-la.
Culture code é um documento que reúne informações essenciais sobre a organização e onde o gestor pode encontrar princípios, inspirações e motivações que guiam o trabalho dos colaboradores. Outros aspectos reunidos por ele, são:
É um documento que oferece uma visão geral sobre a maneira como a entidade produz, incluindo todas as informações necessárias para compreender sua cultura organizacional, além de sintetizar e oficializar valores adotados.
Se uma empresa de zeladoria e portaria souber elaborá-lo do jeito certo, não deixará espaço para problemas com interpretação. Muito pelo contrário, seu entendimento será claro, fácil e rápido, revelando a essência do modelo de negócios.
Como resultado, fica mais fácil orientar o comportamento esperado por parte dos funcionários. O documento pode assumir diferentes formatos, por exemplo, como um manual de conduta, manifesto ou apresentação da empresa.
Independentemente disso, é importante que o formato escolhido atenda às necessidades dos colaboradores.
O código de cultura não é um conjunto de regras, tendo em vista que a intenção desse documento não é impor comportamentos e ideias.
Na verdade, é usado para direcionar os valores da corporação, de modo que todas as expectativas relacionadas a ela estejam alinhadas com os colaboradores, aumentando o conhecimento deles sobre o território.
É uma ferramenta que identifica pontos de concordância nas relações entre as companhias, seus funcionários e clientes. Isso é possível porque o documento detalha práticas, procedimentos internos e a identidade da corporação.
Os funcionários de uma empresa de serviços de zeladoria terão total consciência sobre os próximos passos e os pontos de valorização relacionados a ela.
Como mencionado anteriormente, despertar o sentimento de pertencimento é muito importante para reter o profissional. Mais do que isso, é uma forma de fazer com que ele se sinta reconhecido e compreenda os valores do local onde trabalha.
Se a corporação oferece um código de cultura completo e acessível a todos, consegue apresentar claramente seus valores, os aspectos culturais e impactar diretamente no sentimento de pertencimento dos profissionais que atuam com ela.
Entretanto, para que isso seja possível, é muito importante saber elaborar o código de cultura da empresa do jeito certo.
Agora que já se sabe o que é e os impactos que esse documento pode trazer para o negócio, chega o momento de saber como elaborar o documento. A elaboração deve seguir um passo a passo específico, que é:
A primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer os valores da empresa, ou seja, tudo aquilo que guia a organização.
Todas elas, como no caso de um negócio de serviço de perfuração em concreto, possuem aspectos que orientam sua caminhada e os passos que precisa dar no dia a dia.
Reflita acerca daquilo que está no centro da organização e que não pode ser ignorado ou abandonado, ou seja, é necessário identificar a missão, visão e valores do negócio.
Só não se esqueça de que o código de cultura vai além, portanto, é necessário compreender crenças nucleares, comportamentos encorajados pela corporação, tradições e regras que fazem parte de sua história.
A partir do momento que já se sabe quais são os valores que representam a empresa, é preciso definir o objetivo de criar o código de cultura.
Isso é importante porque o documento não é apenas uma apresentação da cultura organizacional, mas também vai atuar como uma bússola que indica para onde a companhia deve caminhar.
Ao definir os objetivos, uma empresa de rastreamento de motos consegue procurar métodos e definir práticas de aperfeiçoamento para o seu dia a dia.
Antes de continuar a elaborar o culture code, é imprescindível revisar as informações que foram inseridas até o momento, pois é dessa forma que o documento vai representar a essência do negócio.
A revisão ajuda a revisitar todos os aspectos definidos e compreender se estão dentro do contexto da empresa. Também é nesta etapa que você vai avaliar se as respostas realmente agregam valor para o resultado pretendido.
O código de cultura só terá valor se estiver acessível a todos os funcionários da empresa, por isso, a divulgação interna é tão importante quanto sua elaboração.
No entanto, a divulgação só será possível se houver uma boa comunicação interna que seja capaz de envolver todos os colaboradores e mostrá-los quais são os objetivos da corporação.
O documento pertencente ao fabricante de piso laminado na cozinha pode ser utilizado para beneficiar as estratégias de marketing digital, e promover a companhia entre os consumidores.
Lembre-se de que ele precisa ser bem feito, assim, assume um papel importante na venda da imagem da empresa para profissionais, investidores, clientes e parceiros.
Para ser realmente eficiente, é indispensável que esse documento seja bem estruturado e siga todas as dicas do tópico anterior. Se você fizer isso, a empresa terá acesso a vários benefícios.
Um deles é o aumento da motivação e produtividade, tendo em vista que quando o profissional se identifica com a corporação, eleva consideravelmente seu engajamento e motivação.
Gerar identificação torna o processo de recrutamento e seleção mais assertivo, gerando impactos positivos para o clima organizacional.
Para uma companhia de montagem e desmontagens de móveis isso é possível porque o senso de pertencimento se torna muito mais forte entre seus funcionários e equipes, favorecendo a colaboração e a inclusão.
Todas as empresas precisam desenvolver programas de educação interna, mas quando se trata de evolução profissional, elas devem envolver os profissionais.
Buscar autodesenvolvimento é algo que sempre foi apreciado, principalmente quando surgiu na direção que traz benefícios para o trabalhador e a organização.
O código de cultura valoriza tudo isso porque mostra claramente as condutas e habilidades que a corporação procura, servindo como um tipo de bússola.
Os funcionários terão mais clareza sobre o que a instituição espera deles, melhorando as decisões que tomam por conta própria.
Uma prestadora de serviços de elétrica automotiva consegue manter o respeito à hierarquia definida e os trabalhadores conseguem esclarecer suas dúvidas, uma vez que possuem conhecimento em relação às atitudes esperadas.
Não se pode esquecer que, atualmente, muitas empresas adotaram o modelo home office ou trabalho híbrido e ambos trazem desafios para a comunicação e a gestão de pessoas.
Se o seu culture code for bem estruturado, vai evitar dissonâncias de conduta e valores, geralmente provocadas pela falta de convívio presencial.
O processo de recrutamento e seleção também é beneficiado, tendo em vista que a organização vai atrair os profissionais certos e compatíveis com sua cultura.
Da mesma forma, é um documento muito eficiente na hora de reter talentos e reduzir consideravelmente a taxa de rotatividade.
Por meio dele, um fabricante de toldos articulados se torna mais competitivo, conhecido e reconhecido no mercado em que atua, algo que ajuda a atrair clientes novos.
Da mesma forma que a empresa será atrativa para os consumidores, também terá uma imagem favorável entre os profissionais, fazendo propaganda positiva e gratuita do ambiente de trabalho.
O culture code é um documento de grande importância para registrar a cultura da corporação e a conduta esperada por parte dos funcionários.
A maneira como a empresa e seus profissionais agem determina qual é o clima organizacional e a sensação de trabalhar ali, o que gera impactos na maneira como é vista pelos públicos internos e externos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.