João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.34ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.1275
Dólar 5.8061
Peso 0.0058
Yuan 0.8036
Curso de Dança da UFPB oferece aulas gratuitas de ashtanga yoga
07/04/2022 / 13:46
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), promoverá, a partir desta quinta-feira (7), aulas gratuitas de Ashtanga Yoga.

Ao todo, serão 10 aulas gratuitas realizadas todas às quintas-feiras, a partir das 16h, no pátio do Bloco de Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), espaço conhecido como “Bolo de Noiva”.

A ação faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Dança da UFPB. As atividades serão ministradas pela estudante Rafaella Lira Amorim, sob a coordenação da Profa. Juliana Costa Ribeiro, do Departamento de Artes Cênicas.

Não é necessário ter vínculo com a UFPB nem experiência prévia com yoga para participar. Não há limite de vagas e os interessados podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, durante todo o período de aplicação do projeto.

O Ashtanga Yoga é um sistema de yoga que sincroniza a respiração com um conjunto progressivo de posturas. O objetivo da prática é produzir um calor interno que ajuda a desintoxicar e purificar o corpo.

“Essa prática física compreende que o corpo não está separado da mente. Por meio dela, é possível perceber como lidamos com desafios, na tomada de decisões, como a firmeza que se tem em cima do tapete pode refletir a força que se tem na vida”, comentou Rafaella. Ela orienta os alunos a trazerem seus tapetes e toalhas para desenvolverem as atividades nas aulas.

Alguns dos benefícios físicos da prática incluem perda de peso, fortalecimento do corpo e melhora na estabilidade e flexibilidade. A prática também traz benefícios mentais como melhora da concentração e redução de estresse.

O projeto também é supervisionado por Marcelo Holanda, professor de yoga, e mantém parceria com o projeto de extensão “Ser CT”, coordenado pela Profa. Sharline Florentino, do Departamento de Engenharia Química.

“Não é mágica, mas sim um método que exige comprometimento. É o trabalho ativo da pessoa conquistando um lugar de observação, de não reatividade. O Ashtang Yoga é, acima de tudo, uma ferramenta de autoconhecimento através do corpo”, afirmou Rafaella.