Um curso para pessoas que desejam adotar reuniu, de forma online, 31 pretendentes dos municípios de Patos, Piancó, Itaporanga, Taperoá, Nova Palmeira, São José dos Cordeiros e Esperança. A equipe multidisciplinar da Comarca de Patos realiza as capacitações com o objetivo de preparar os candidatos de forma jurídica, psicossocial e pedagógica.
O curso preparatório é uma etapa obrigatória e prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente para todos aqueles que desejam se habilitar para adotar um menor de idade.
Uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos aborda aspectos sociais, pedagógicos e psicológicos que influenciam no processo de adoção, apresentando informações e tirando dúvidas.
O juiz Bruno Medrado dos Santos, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Patos participou do curso e discorreu sobre o papel do Judiciário no processo de adoção. Já o promotor de Justiça Glauco Coutinho Nóbrega contribuiu com a formação abordando a atuação do Ministério Público, momento em que expôs aspectos legais, conceitos e características da adoção legal.
Contribuíram ainda com o curso, dois casais, cujo processo de adoção está em fase de conclusão. Eles expuseram a expectativa durante o trâmite, a emoção com a chegada dos filhos, sua experiência como pais e a nova rotina familiar.