João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.66ºC
IBOVESPA 129650.03
Euro 6.59631
Dólar 5.8067
Peso 0.00510374
Yuan 0.79539663
Daniella Ribeiro apresenta PL que traz mais segurança às mulheres desacompanhadas durante viagens nacionais e internacionais
07/03/2025 / 08:46
Compartilhe:
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: daniella-ribeiro-8
Senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) – Foto: Reprodução

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) apresentou o PL 719/2025, no Senado Federal, que dará mais segurança às mulheres que viajam sozinhas. O projeto permite às passageiras desacompanhadas optar por um assento o lado de outras mulheres em viagens interestaduais e internacionais. “Casos de assédio e violência sexual no interior de veículos de transporte coletivo são recorrentes e exigem a adoção de medidas preventivas para garantir o direito das mulheres a uma viagem segura”, disse a senadora.

De acordo com o projeto, no ato da compra da passagem, as mulheres que viajam desacompanhadas poderão optar por assentos ao lado de outras mulheres. Caso seja necessário, o projeto prevê ainda que a troca do assento poderá ocorrer antes ou após o embarque, a depender da disponibilidade de assentos.

A senadora lembrou que um estudo realizado em várias capitais do Brasil, em 2021, identificou que 83% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência durante seus deslocamentos pelas cidades. São cantadas inconvenientes, importunação e assédio sexual nas viagens em que a mulher está de pé em ônibus, no trem, no metrô ou em outros meios de transporte. A pesquisa teve o apoio da empresa Uber e da ONU Mulheres.

DIREITO DE VIAJAR SEGURAS

A proposta apresentada no Senado Federal permite que, sem gerar custos adicionais significativos às empresas de transportes, as mulheres tenham o direito de viajar seguras, sem risco de enfrentar situações de vulnerabilidade e de violência. “Precisamos reforçar o compromisso do Estado com a promoção de políticas de proteção às mulheres em todos os espaços, incluindo o transporte coletivo”, disse a senadora na apresentação da sua proposta.

O projeto de lei está aguardando despacho da presidência do Senado para votação nas comissões da casa. De acordo com o regimento do Senado, ao ser aprovado nas comissões, o projeto será encaminhado direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário.